Após 11 anos de MasterChef Brasil, 2025 marcará a primeira edição do programa sem Ana Paula Padrão. A jornalista, que apresentava o talent show da Band desde sua estreia, decidiu deixar a emissora em outubro de 2024 por motivos pessoais. Conforme nota oficial, os delisgamento foi em 'comum acordo'. 621162
Segundo Marisa Mestiço, diretora do MasterChef Brasil, alguns nomes chegaram a ser considerados para substituir Ana Paula Padrão, mas a emissora optou por não colocar ninguém no lugar, visando evitar conflitos de agenda e problemas logísticos nas gravações.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Tivemos pessoas muito relevantes interessadas, mas resolvemos não mexer no elenco. A saída da Ana Paula foi planejada. Outras versões do MasterChef não têm apresentador, então, quando alguns artistas começaram a se oferecer, foi uma surpresa. Mas, como é um programa intenso, com gravações ininterruptas, nos perguntamos: ‘vale a pena incluir mais alguém agora?’”, explicou Marisa em resposta ao Terra, durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 20, nos estúdios da Band, em São Paulo.
Com a saída de Ana Paula Padrão, os jurados aram a assumir também a função de apresentar o programa. Helena Rizzo, Érick Jacquin, Henrique Fogaça e Diego Lozano (do MasterChef Confeitaria) afirmaram que foi um desafio interessante, mas que conseguiram dar conta da nova responsabilidade.
“A Ana começou com a gente e tinha um papel muito importante, mas chegou a hora de assumirmos essa função. Agora estamos puxando as provas, temos mais o aos participantes… Enfim, está sendo bem gostoso fazer o que ela fazia”, contou Fogaça. “A dinâmica do programa mudou um pouco, mas conseguimos tocar. Vocês sabem que sou muito apaixonado pela Ana… mas é isso”, disse Jacquin.
“O que mais faz falta na Ana é a amiga, a pessoa. Ela está aqui desde que entrei e sempre me deu muito apoio. Mas com a saída dela, muita coisa vai mudar. Ficou mais puxado sem ela, mas temos muitas conversas importantes que agora vão ganhar espaço. Acredito que isso será mostrado”, completou Rizzo.
Como a ausência de Ana Paula afeta o MasterChef? 3g663g
Apesar de a direção e os chefs defenderem que o diferencial da versão brasileira vai além de um apresentador — destacando o apelo visual e provas inovadoras —, a sensação geral é de que o programa e o elenco ainda estão em processo de 'entendimento' após a saída da jornalista. Inclusive, a própria diretora confirmou que a ausência de alguém nesse posto não é algo definitivo. Ou seja, há possibilidade de alguém assumir no futuro. Luiza Possi, por exemplo, já foi cogitada como um possível nome.
Essas mudanças, claro, não devem causar grandes impactos no desempenho do programa. O MasterChef é um talent show consolidado em termos de marketing e audiência. E, até onde pôde ser visto, os chefs têm cumprido bem o novo papel.
Em contrapartida, é inegável que a ausência de Ana Paula Padrão "assombre" um pouco a nova temporada. Antes de tudo, mesmo fora do programa, a jornalista foi o assunto mais comentado da coletiva. Já o elenco de jurados -- e agora apresentadores -- também citaram que, 'apesar de gostoso, suprir a ausência dela foi puxado'. Para completar, o público também ará por esse processo de adaptação.
Entretanto, não significa que será algo de todo ruim. Pelo contrário, como Helena Rizzo citou, é algo que abre portas para o novo, mas, pelo menos por enquanto, sem esquecer com imenso carinho do ado.
Celebridades, Confeitaria e mais; o que há de novo? 6jvg
Além da ausência de Ana, que deve provocar mudanças tanto no formato principal quanto nas versões — ampliando o protagonismo dos jurados e participantes —, o programa traz outras novidades para 2025.
Na próxima semana estreia uma nova temporada do MasterChef tradicional (para cozinheiros amadores). Em seguida, será gravada a segunda temporada do MasterChef Confeitaria, que teve boa recepção do público. Ao final, virá a temporada do MasterChef Celebridades.
Para complementar as edições, a Band prepara episódios semanais do QG MasterChef, comandado por Raul Lemos, Will Duarte e Gabriela Paveloski — todos ex-participantes do programa. O trio fará análises dos episódios e entrevistas com os eliminados da semana, prometendo alguma dose de humor.
“O MasterChef tem um papel transformador. É uma honra estar aqui como colega de trabalho. Dez anos atrás eu não imaginava isso. Vamos receber os eliminados, fazer uma recepção calorosa, brincar um pouco, fazer um bullying leve… Estamos animados!”, disse Raul.
A próxima temporada do MasterChef Brasil tem estreia prevista para próxima semana, às 22h30, na Band.