Avaliação: Zeekr X elétrico é o carro de amanhã, hoje, e é bom se acostumar 5m3df

Rodamos uma semana com o Zeekr X, um SUV elétrico do porte do Jeep Com que esbanja potência e dá show de tecnologia 4j3y66

17 mai 2025 - 14h10
Zeekr X Flagship
Zeekr X Flagship
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Zeekr X é um carro surpreendente. Ele tem ideias incomuns de design, traz soluções inovadoras, roda sem emitir carbono na atmosfera, é maior do que parece, esbanja potência elétrica e dá um show de tecnologia. Tudo é inovador no Zeekr X, por isso é preciso conhecer suas funcionalidades antes de sair rodando. g6d2t

Começa pelo design, que tem a linha de cintura muito alta e reta, quando a “moda” é fazer essa linha ser ascendente. Esse truque de design deixa o Zeekr X muito imponente e permite que o capô tenha uma curvatura incomum em SUVs, que costumam ser “pasteurizados” – todos com a frente alta e relativamente reta.

Publicidade
Zeekr X Flagship
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A “musculatura” dos ombros do Zeekr tem ainda os elementos luminosos verticais e uma frente chapada que é contornada por entradas de ar horizontais seguida de uma curva nas laterais, terminando em duas fendas verticais. A traseira também é impactante, com muitos elementos pretos reforçando a ideia de um bom ângulo de saída (26 graus). Afinal, é um SUV, e tem bons 191 mm de altura do solo.

Rodas grandes, arcos das rodas bem pronunciados e balanços curtos reforçam o estilo único do Zeekr X. O teto preto, com uma queda a partir das portas traseiras e uma coluna C bem larga mostram que o estilo traz algo da brilhante solução que o designer alemão Peter Schreyer encontrou para a antiga geração do Kia Sportage.

Por dentro, o Zeekr X é ainda mais surpreendente. O volante de direção tem a base achatada e um formato único. O de instrumentos digital é bem largo e há, claro, uma tela multimídia gigante. Multimídia? Não. Faz tudo. A quantidade de controles eletrônicos disponíveis é muito grande, inclusive o ajuste da iluminação externa e interna.

Zeekr X Flagship
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Nesse ponto o Zeekr X é melhor do que o Volvo EX30 – para citar outro modelo do Grupo Geely –, pois tem o de instrumentos na frente do motorista. Quanto à iluminação interna, existe até um modo de show musical, se o usuário quiser, além de luzes piscando nos painéis de portas no uso do alto falante.

Publicidade

A versão que experimentamos na cidade e na estrada foi a Flagship AWD, topo de linha, que custa R$ 338.000, tem dois motores e tração integral. Há ainda a versão RWD, que sai por R$ 298.000, tem apenas um motor e tração traseira. A potência também muda: são 315 kW (428 cv) no X Flagship e 215 kW (292 cv) no X .

As duas versões do Zeekr X usam o motor elétrico traseiro de 215 kW. Porém, o X Flagship acrescenta um motor elétrico dianteiro de 115 kW (156 cv), resultando numa altíssima potência para o peso do veículo. Tanto que sua relação peso/potência é de 4,6 kg/cv, o que o leva a acelarar de 0 a 100 em incríveis 3,8 segundos. A velocidade máxima é de 190 km/h.

Zeekr X Flagship
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Um item que poderia melhorar no Zeekr X Flagship é a bateria de 66 kWh, pois ela oferece um alcance de apenas 304 km, pelo ciclo PBEV do Inmetro. É pouco para um país como o Brasil, que ainda tem pequena infraestrutura de recarga na maioria das regiões. Mesmo dirigindo no modo normal e sem fortes acelerações, o consumo varia muito. Nossas médias foram de 23,1 a 17,1 kW/100 km.

Ou seja, a economia é de 4,3 a 5,8 km/kWh. Portanto, com uma bateria de 66 kWh, é capaz de rodar de 284 a 383 km com uma carga, dependendo das características da estrada. Apesar da alta potência e do ótimo torque, que permitem dirigir com pouca carga no pedal do acelerador, o consumo sempre foi alto na Serra do Mar. Se considerarmos os 284 km como uma margem de segurança, uma viagem de São Paulo a Londrina, por exemplo, é possível, mas vai exigir duas ou até três paradas para recarregar a bateria.

Publicidade
Zeekr X Flagship
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Por falar em carregamento, uma solução bacana do Zeekr X é que o motorista pode ver o status da carga na coluna B, do lado de fora, uma tecnologia que nem carros alemães de alto luxo dispõem. A potência de carregamento rápido (DC) é muito boa: 153 kW. O carregamento lento (AC) também é bom: 22 kW.

A posição de dirigir é ótima, com volante multifuncional, bancos bem projetados, anatômicos e confortáveis, bem como a vida a bordo é bastante agradável. O display central oferece uma infinidade de ajustes do carro e também incluiu um navegador que mostra se o carro é capaz ou não de fazer determinada viagem com a bateria armazenada.

O espaço interno é muito bom, pois, embora não pareça, o Zeekr X é do porte de um Jeep Com (SUV médio). Ele mede 4.432 mm e comprimento, 1.836 m de largura, 1.566 mm de altura e 2.750 mm de entre-eixos. O porta-malas abriga 362 litros e não tem estepe, mas sim kit de reparo e espaços extras para abrigar pequenos objetos. Os pneus são 245/45 R20.

Zeekr X Flagship
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Gostei do comportamento direcional do carro, tanto em curvas quanto em frenagens, com um rodar agradável e estabilidade um pouco acima da média dos carros chineses. O carro a confiança nesse aspecto. Por dentro, os porta-objetos têm bom volume, mas o do console central é muito recuado. A chave é quadrada e diferente, mas não muito prática. Não é preciso apertar a maçaneta para abrir a porta do carro, basta colocar a mão no buraco e puxar.

Publicidade

O Zeekr X Flagship é também um carro que convida a acelerar, pois além dos 315 kW de potência tem um generoso torque de 539 Nm, equivalenteao de picapes médias-grandes. Daí vem sua incrível agilidade no trânsito, rapidez nas ultraagens e grande desenvoltura nas retomadas de velocidade.

Por isso, no display central, convém deixar o carro configurado no modo dinâmico, pois ele vai analisar a sua forma de dirigir e fará os cálculos de autonomia baseados nela, além das características da estrada. Se você deixar no modo normal, o alcance indicado será o melhor que o carro pode conseguir… desde que você dirija de forma muito mais moderada.

Zeekr X Flagship
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Numa das subidas da Serra do Mar, pela Rodovia Anchieta (Santos-São Paulo), dei um bocejo ao volante e imediatamente soou um aviso e surgiu uma mensagem na tela perguntando se eu estava cansado. Sim, o carro também analisa os seus gestos ao volante, além de filmar sua viagem com a câmera frontal.

Por todos esses detalhes, o Zeekr X é um digno representante do que existe de mais moderno na indústria automotiva chinesa. De alguma forma, é o carro do futuro, hoje, e é bom ir se acostumando com isso, pois daqui a alguns anos vários automóveis terão funcionalidades que atualmente você só encontra num carro elétrico como esse. 

Publicidade
Zeekr X Flagship
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

No final do dia, você tem a sensação de que o Zeekr X é um carro muito interessante, inovador e à altura dos novos conceitos de mobilidade. É uma pena que não haja um opção com bateria maior, de uns 80 kWh. Para quem precisa viajar em longas distâncias e locais com pouca infraestrura, a versão mais indicada é a , que tem alcance de 332 km e não convida tanto a acelerar, apesar de também ser bem potente, com quase 300 cv.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações