7 substituições simples e saudáveis para intolerantes ao glúten 6o3u5m

Foto: margouillat photo | Shutterstock 682h5q

O glúten é uma proteína complexa encontrada em cereais como trigo, cevada, centeio e seus derivados. A intolerância ao glúten é uma condição na qual uma pessoa tem dificuldade em digeri-lo, mas não apresenta danos severos ao intestino delgado. Felizmente, há muitas alternativas alimentares que não apenas excluem o glúten, mas também oferecem benefícios nutricionais adicionais. Veja!

Foto: margouillat photo | Shutterstock

1. Macarrão de quinoa O macarrão de quinoa é sem glúten e oferece proteína completa, com todos os aminoácidos essenciais. “[A quinoa] é muito proteica, fonte de vitaminas do complexo B, fibras e minerais. A qualidade de proteínas que possui é comparável às fontes de origem animal, não pela quantidade, mas pela união de vários tipos proteicos que oferecem tudo de que o organismo necessita”, diz a culinarista Guta Pudell.

Foto: AB-7272 | Shutterstock

2. Pão de tapioca O pão de tapioca, feito a partir da fécula extraída da raiz de mandioca, é uma opção leve e saborosa para substituir o pão de trigo. É ideal para sanduíches e pode ser facilmente encontrado em versões prontas ou como mistura para preparo em casa.

Foto: MShev | Shutterstock

4. Tamari O tamari é uma alternativa sem glúten ao molho de soja tradicional. Rico em sabor umami, é perfeito para marinar carnes, temperar pratos asiáticos ou simplesmente como molho de mesa.

Foto: Brent Hofacker | Shutterstock

5. Cuscuz de milho O cuscuz de milho, embora um pouco diferente em textura do cuscuz tradicional de trigo, é uma substituição viável. Ele pode ser usado em saladas, como acompanhamento ou até mesmo em pratos principais.

Foto: Vanira Arnaud Estudio | Shutterstock

6. Tofu Para vegetarianos e veganos, substituir o seitan (que é feito de glúten de trigo) por tofu é uma solução eficaz. O tofu é rico em proteínas e oferece uma textura satisfatória, sendo excelente em uma variedade de pratos, desde salteados até grelhados.

Foto: inewsfoto | Shutterstock

7. Biscoitos e bolos sem glúten O mercado atual oferece uma ampla gama de biscoitos e bolos sem glúten. Essas opções são feitas com uma variedade de farinhas sem glúten e são formuladas para imitar a textura e o sabor de seus equivalentes com glúten. “Uma dica é sempre olhar o rótulo dos produtos. Por lei, é obrigatório o fabricante deixar claro se contém ou não glúten”, finaliza a nutricionista Daniela de Almeida.

Foto: Jana Kollarova | Shutterstock

Acompanhe o Terra 3g4e18

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. e o site e nos siga nas redes.

Foto: margouillat photo | Shutterstock