Astrônomos descobrem planeta do tamanho da Terra em sistema estelar que sobreviverá ao Sol por bilhões de anos z83n
Uma equipe internacional de astrônomos, incluindo cientistas da Universidade Nacional Autônoma do México, descobriu um exoplaneta do tamanho da Terra. O objeto, denominado SPECULOOS-3 b, está localizado a cerca de 55 anos-luz do nosso planeta e orbita uma estrela próxima, mais fria que o Sol e centenas de vezes mais fraca. Essa estrela pode viver cerca de 100 bilhões de anos (dez vezes mais que a nossa estrela). 166i1g
Detalhes da descoberta foram publicados na Nature Astronomy em 2024. De acordo com o artigo, SPECULOOS-3 b não pode abrigar a vida como a conhecemos. O interessante, porém, é que este planeta oferece aos cientistas, pela primeira vez, a oportunidade de estudar a geologia de um mundo rochoso fora do sistema solar.
Um inferno sem atmosfera 4j1468
Um ano neste planeta dura apenas 17 horas. Em contraste, os dias e as noites são eternos. Os astrônomos suspeitam que o planeta seja limitado por marés, como a nossa Lua. Isso implica que o mesmo lado está sempre voltado para a estrela, enquanto o outro permanece em escuridão perpétua.
A estrela hospedeira é uma anã vermelha de 7 bilhões de anos, aproximadamente do tamanho de Júpiter. Observações telescópicas mostram que sua radiação frequente queimou o planeta até que ele foi despojado de qualquer atmosfera há milhões de anos, transformando-o em uma rocha nua como Mercúrio, mas com um ambiente mais hostil.
Embora a superfície de SPECULOOS-3 b seja um inferno de fogo, os astrônomos têm outro objetivo com este planeta: entender ...
Matérias relacionadas