Prefeito ameaça represália, mas escola Boa Vista vence o carnaval de Vitória 2025
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), disse que cortaria verbas da agremiação por citar o MST em uma de suas alas
O carnaval de Vitória deste ano foi marcado por polêmica. O prefeito de Cariacica, na Grande Vitória, Euclério Sampaio (MDB), criticou o enredo da Independente de Boa Vista, que mencionava o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) ao homenagear Sebastião Salgado, e ameaçou represálias. Apesar disso, a escola foi campeã no Espírito Santo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A Independente de Boa Vista desfilou na madrugada do último dia 23 pelo Grupo Especial no Sambão do Povo. Uma de suas alas, intitulada "Terra", contou com 40 militantes capixabas do MST e relembrou a conexão entre o fotógrafo e o movimento social, que busca organizar trabalhadores e trabalhadoras ruraisem prol da reforma agrária.
A escolha do tema chegou até Euclério Sampaio, que ameaçou cortar verbas da escola por meio de uma postagem feita na última quarta-feira, 26.
“A partir deste ano, não faremos mais qualquer ree à escola”, afirmou o prefeito, que justificou argumentando que não compactua com “homenagens a movimentos criminosos, que espalham o terror e a tristeza no campo”.
"Quando nos apresentaram o projeto, a escola nos informou que faria uma homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado. Em nenhum momento nos informou que levaria para a avenida uma ala do MST".
Horas depois, contudo, a istração municipal soltou uma nota, afirmando que não haverá punição. A publicação disse que "o processo de verbas de fomento à cultura seguirá os trâmites democráticos e republicanos, sem represálias".
Apesar da polêmica, a Independente de Boa Vista se destacou na avenida, somando 179,9 pontos, e conquistou o título. A agremiação era a única representante de Cariacica no carnaval de Vitória e hoje soma sete títulos.