Diretor de 'Sem Chão' fala sobre prisão e tentativa de linchamento: 'Minha comunidade ainda sofre' 15401x
Cineasta foi preso em março após ataques de colonos à vila em que mora 31363i
O cineasta Hamdan Ballal, vencedor do Oscar de melhor documentário por Sem Chão, falou de forma franca sobre a tentativa de linchamento e consequente prisão das quais foi vítima em março deste ano. Em um artigo de opinião publicado no jornal The New York Times, o diretor palestino recordou o ataque e disse que ainda está à mercê de colonos. 3k3nb
Segundo Ballal, ele foi confrontado em sua própria casa por um grupo de homens desconhecidos na tarde do dia 24 de março. Na ocasião, ele acreditou que ele e a mulher seriam mortos. "É difícil para mim escrever sobre o momento agora. Depois que fui espancado, fui algemado, vendado e jogado em um jeep militar. Por horas fiquei vendado no chão do que eu descobri depois que era uma base do exército, com medo de que ficaria lá por muito tempo e que seria espancado de novo e de novo. Fui solto um dia depois."
Na ocasião da prisão de Ballal, outro dos quatro codiretores de Sem Chão, o israelense Yuval Abraham, foi às redes sociais denunciar a situação. Posteriormente, a Academia do Oscar foi criticada por não prestar solidariedade ao realizador. A organização se desculpou dias depois, itindo que não citar Ballal nominalmente em um nota de repúdio foi um ato falho.
"Queremos deixar claro que a Academia condena atos de violência desse tipo em qualquer lugar do mundo. Abominamos a supressão da liberdade de expressão sob qualquer circunstância", dizia o comunicado.
'Nosso filme ganhou o Oscar, mas nossas vidas não estão melhores do que antes' 5y128
Embora o filme tenha conquistado reconhecimento internacional, Ballal não acredita que a obra conseguiu transformar a vida das pessoas na comunidade de Masafer Yatta, um conjunto de 19 aldeias palestinas no sul da Cisjordânia que sofre com invasões de soldados israelenses.
"Minha vida ainda está à mercê de colonos e da ocupação. Minha comunidade ainda sofre com a violência sem fim. Nosso filme ganhou o Oscar, mas nossas vidas não estão melhores do que antes."
Por fim, o realizador pede que o público que chegou até ele graças a Sem Chão não "dê as costas" para a violência — que, segundo ele, é constante após o ataque que sofreu. "Poucos dias depois, dezenas de colonos, muitos deles mascarados, atacaram Jinba, uma vila próxima. Cinco pessoas foram hospitalizadas e mais de 20 foram presas. Mais tarde, o exército invadiu a vila e saqueou casas, a mesquita e a escola."
Segundo o exército de Israel (IDF), três palestinos (entre eles Ballal) foram presos porque o grupo estava atirando pedras contra os veículos militares, e que a detenção ocorreu conforme os padrões de segurança.
Sem Chão está disponível para streaming no Filmelier+, dentro do Prime Video.
