Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Wes Anderson questiona lógica das tarifas de Trump para filmes: 'Não é assim que funciona' 4c403f

'Dá pra segurar um filme na alfândega?', ironizou o diretor no Festival de Cannes, ao comentar como o presidente aplicaria sua suposta tarifa de 100% sobre filmes produzidos fora dos EUA 3fo1c

20 mai 2025 - 16h03
Compartilhar
Exibir comentários
O diretor Wes Anderson durante o Festival de Cinema de Cannes 2025
O diretor Wes Anderson durante o Festival de Cinema de Cannes 2025
Foto: Stephane Cardinale - Corbis/Corbis via Getty Images / Rolling Stone Brasil

Conhecido por filmes meticulosamente construídos e com estilo visual único, Wes Anderson se mostrou cético quanto ao plano de Donald Trump de impor uma tarifa de 100% sobre produções americanas filmadas no exterior. Durante a coletiva de imprensa de The Phoenician Scheme no Festival de Cannes, o diretor questionou a lógica — ou a ausência dela — da proposta. 4d335r

"Essa tarifa é curiosa, porque nunca ouvi falar de uma tarifa de 100%", comentou Anderson.

Não sou especialista em economia, mas parece que ele está dizendo que vai ficar com todo o dinheiro. E aí, o que sobra pra gente? Isso me parece complicado. Dá pra segurar um filme na alfândega? Não é assim que eles são enviados".

Mais cedo na mesma coletiva, Anderson brincou dizendo que o anúncio da tarifa serviu como uma espécie de divulgação gratuita para The Phoenician Scheme, filmado na Alemanha e com estreia nos EUA marcada para 30 de maio. "Achei que ele estivesse fazendo propaganda pra gente ou algo assim", ironizou. "O Trump viu o filme?".

No início do mês, Trump anunciou que autorizou o Departamento de Comércio e o Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos a iniciar o processo para aplicar uma tarifa de 100% sobre filmes americanos feitos em "terras estrangeiras" — também conhecidas como runaway productions. Ele afirmou que filmar fora do país representa uma "ameaça à segurança nacional" e estaria fazendo a indústria do cinema "morrer muito rapidamente".

Segundo a Variety, a bilheteria doméstica dos EUA arrecadou US$ 8,7 bilhões em 2024, com lançamentos que haviam sido adiados pelas greves duplas de Hollywood em 2023. Já em 2025, títulos como Sinners, Thunderbolts, Captain America: Brave New World, Minecraft Movie e Final Destination: Bloodlines vêm registrando bons resultados.

The Phoenician Scheme estreia amplamente nos cinemas em 6 de junho. Este é o primeiro longa de Anderson desde Asteroid City (2023) e conta com um elenco de peso: Benicio del Toro, Michael Cera, Mia Threapleton, Tom Hanks, Bryan Cranston, Jeffrey Wright, Riz Ahmed, Scarlett Johansson, Mathieu Amalric, Rupert Friend e Hope Davis.

Este texto foi originalmente publicado pela Rolling Stone EUA no dia 19 de maio, escrito pela Larisha Paul e pode ser conferido aqui.

+++ LEIA MAIS: Tudo que sabemos sobre The Phoenician Scheme, novo filme de Wes Anderson

+++ LEIA MAIS: Trump ataca Bruce Springsteen e exige 'investigação' contra músicos

+++ LEIA MAIS: É falso que Bono participou das eleições dos EUA em 2024

+++ LEIA MAIS: Os 20 filmes mais aguardados de Festival de Cannes 2025, segundo Rolling Stone

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade