Angélica detalha rotina de cuidar dos pais e dos filhos ao mesmo tempo: 'Pesado' 5g4d2d
Parte da 'geração sanduíche', Angélica reflete sobre responsabilidade dupla da meia-idade e como lidar com a carga emocional familiar 5w342t
Angélica, 51, refletiu nesta semana sobre as responsabilidades da meia-idade e como é integrar a "geração sanduíche", cuidando dos próprios pais idosos e dos filhos adolescentes. A apresentadora também ressaltou como lida com a carga emocional de oferecer e para familiares em diferentes fases da vida. 2a113j
O que é a 'geração sanduíche'? 3u1w50
"Geração sanduíche" é um termo usado para descrever pessoas — geralmente entre 35 e 55 anos — que estão simultaneamente cuidando de seus filhos e de seus pais idosos. Elas estão "espremidas" entre duas responsabilidades familiares, como o recheio de um sanduíche entre duas fatias de pão. Esse fenômeno tem se tornado mais comum devido o aumento de expectativa de vida das gerações anteriores, aos aspectos econômicos e sociais que levam os filhos a saírem mais tarde de casa e a redução das famílias, com menos irmãos para dividir as demandas.
No caso, Angélica divide os ofícios dedicados aos pais, Angelina, 81, e Francisco, 85, com a irmã, Márcia Marbá, 62. Além disso, ela é mãe de Joaquim Huck, 20, Benício Huck, 17, e Eva Huck, 12, frutos de seu casamento com o apresentador Luciano Huck, 53.
Angélica desabafa sobre família 403jd
"A gente cuida muito. Hoje tenho cinco filhos. Tenho os meus três e mais meus pais, que é igual, mas até agora, porque eles já estão mais velhos, e meu pai mais doente, então eu falo com o médico o dia inteiro…", contou Angélica durante sua participação no podcast Pé No Sofá Pod, comandado por Giulia Costa e Flávia Alessandra.
A famosa monitora os pais integralmente, desde alimentação, rotina e vestimentas, e que, em certo sentido, isso é custoso psicologicamente. "A gente já deu aquele looping e já voltei para essa fase, agora sou mãe deles também. E é pesado. Não está tudo bem. Isso porque temos condições. Porque para algumas pessoas é muito mais pesado. Mas é pesado emocionalmente", desabafou.
Para ela, o grande desafio dessa fase é ser multitarefa para se doar plenamente à família. "Não sei se homem dá conta disso não, gente! Você tem que equilibrar todos os pratinhos. Tem o trabalho, tem o filho pequeno, tem o filho médio, tem o pai, tem a mãe...", brincou ela.
Ver essa foto no Instagram