Pedro Scooby defende Oruam em polêmica de apologia ao crime 3e6q14
Surfista afirmou que público não compreende contexto social que rapper foi criado 1t1t65
Pedro Scooby defende Oruam em polêmica de apologia ao crime. Segundo surfista, rapper apenas está retratando meio social que nasceu e foi criado. Internautas discordam do atleta.
O surfista Pedro Scooby, de 36 anos, usou seu perfil no Instagram para defender o rapper Oruam, de 24. Nos últimos dias, o músico concedeu uma entrevista polêmica ao Domingo Espetacular, da Record TV. 124a1y
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Durante a conversa com Roberto Cabrini, Oruam foi questionado sobre suposta apologia ao crime em suas músicas. O rapper negou a acusação, mas sua resposta gerou um debate nas redes sociais.
Em perfis de fofoca sobre subcelebridades, muitos apontaram que o filho de Marcinho VP faz músicas com referências a facções e criminosos. Outros, por outro lado, defenderam que essas referências fazem parte do meio social em que ele nasceu, cresceu e transita até hoje.
"O contexto social dele é esse. Não dá para ele cantar sobre lindos jardins e pássaros cantando se nasceu e cresceu em uma comunidade violenta", comentou um usuário do Instagram em um perfil de fofoca.
Pedro Scooby, que seguia o perfil em questão, aproveitou para deixar sua opinião sobre o assunto. "Eu ia comentar, mas o seu post já fala tudo que penso! Pior de tudo são pessoas que julgam sem nunca ter entrado em uma favela."
Após alguns minutos, o posicionamento do surfista recebeu críticas de opositores. Muitos argumentaram que as referências a facções nas músicas de Oruam não vêm apenas do ambiente onde cresceu, mas da influência de seu pai, Marcinho VP, considerado um dos maiores traficantes do país.
"Ele não cresceu na favela. O crime organizado proporcionou uma vida bem confortável para a família dele. Ele teve oportunidades de estudo e muitas coisas que pessoas humildes das comunidades não têm! Esse papinho é pra boi dormir, não cola", escreveu um crítico de Pedro Scooby. Outro usuário citou um exemplo: "Seu Jorge morava na rua, estava sem apoio da família, e quando sentava para cantar, não cantava nada parecido com o que estava vivendo."
Quem é Oruam, filho de Marcinho VP? 373m16
O rapper começou a despontar no cenário musical em meados de 2023. Em 2024, após ser apresentar no Lollapalooza, se firmou com um nome promissor do rap da atualidade. Durante o festival, ele polemizou ao pedir a liberdade do pai, o traficante Marcinho VP, preso por crimes de homicídio, formação de quadrilha e tráfico, além de ser apontado como líder da facção criminosa Comando Vermelho.
"Meu pai errou, mas está pagando pelos seus erros e com sobra. Só queria que pudesse cumprir uma pena digna e saísse de cabeça erguida", disse Oruam, no palco do festival de música.
Antes mesmo de lançar seu primeiro álbum de estúdio, o músico já somava mais de 10 milhões mensais de ouvintes no Spotify. Em suas faixas, Oruam costuma ear pelo funk, R&B e rap. Geralmente, as letras, assim como suas postagens na web, falam sobre ostentação, sexo e o fato de ele ser filho de Marcinho VP.