Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sebastião Salgado inspirou nome de página de memes com mais de 1 milhão de seguidores 47z4p

Em 2012, o publicitário Gabriel Dutra começou uma página usando o fotógrafo como referência h6j5w

23 mai 2025 - 18h26
Compartilhar
Exibir comentários
Página de memes Sebastião Salgados
Página de memes Sebastião Salgados
Foto: Reprodução/Instagram

Sebastião Salgado, morto aos 81 anos nesta sexta-feira, 23, foi um dos maiores fotógrafos do mundo e deixou um grande legado para a fotografia, mas também será lembrado de uma maneira inusitada: pela página de memes Sebastião Salgados, criada em 2012 pelo publicitário Gabriel Dutra, de Belo Horizonte. 1m1i6y

A página foi criada quando Gabriel ainda estava na faculdade e era estagiário em uma empresa de marketing. Com o vale-refeição que ganhava na época, ele só conseguia comprar um salgado por dia. "Ia sempre a uma lanchonete que tinha uns salgados maravilhosos. Na época, eu curtia uma página no Facebook 'Cartier Bressão', que fazia paródia com o francês Cartier-Bresson, ícone da fotografia. Então, em uma tarde na lanchonete, me veio a ideia do nome: Sebastião Salgados", conta ele ao Terra.

Em novembro de 2012, Gabriel criou a página e usou como imagem de capa uma foto em preto e branco dos salgados que comprava, uma referência a Sebastião Salgado, que fotografava apenas em preto e branco. Então, o publicitário começou a usar o filtro para publicar fotos, vídeos, memes, prints de sites e qualquer tipo de conteúdo que fosse fazer os seguidores darem risada.

Com quase treze anos de existência, a página no Facebook segue na ativa e migrou para outras redes sociais. No Instagram, são mais de 1 milhão de seguidores, mas ainda há quem confunda o perfil de memes com o oficial do fotógrafo.

"Muitos entram na página achando que se tratava do fotógrafo famoso, em um primeiro momento, mas depois acabam ficando pelo conteúdo. É comum confundirem não só com o perfil do fotógrafo, mas também acharem que realmente é algum perfil de alguma salgaderia", conta Gabriel.

O publicitário gerencia sozinho a página, com postagens diárias. Nesta sexta-feira, Gabriel planejava fazer um conteúdo temático sobre o Dia Mundial das Tartarugas, mas mudou de ideia quando soube da morte de Sebastião Salgado.

"Até hoje tento lembrar quando foi que vi algum trabalho dele pela primeira vez, mas não me recordo. Provavelmente, na adolescência, eu tenha visto alguma fotografia da obra dele, mas não ligava ao autor. Mais tarde, na faculdade, é que fui mesmo aprofundar e conhecer o trabalho dele. Gostava de acompanhar não só a sua vasta obra, mas também o fotógrafo como pessoa, suas opiniões e visões de mundo que eu acompanhava em entrevistas", conclui Gabriel.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade