Globo e GloboNews tentam agradar aos evangélicos de olho na audiência que eles podem gerar 1m705o
Edição com prévia da série documental 'Crentes' fez o programa marcar recorde de audiência no ano 711e3j
Várias igrejas evangélicas proíbem os fiéis de assistir à TV. Mas existem denominações progressistas que não demonizam a programação. f4z5c
É esse público – o crente liberado para ver de novelas a reality shows – que interessa aos grandes canais. Sempre com a Bíblia em mãos, os potenciais telespectadores compõem a comunidade religiosa que vai ultraar os católicos no Brasil até 2032.
No domingo (6), o ‘Fantástico’ exibiu matéria especial sobre a expansão das igrejas evangélicas de bairro. Foi uma amostra da série documental em três episódios ‘Crentes: além dos muros’, que estreia nesta segunda (7), às 23h, na GloboNews, já disponível na Globoplay.
Um entrevistado definiu o perfil desses evangélicos de pequenas comunidades. “Pretos, pardos, pobres, periféricos, jovens e mulheres.” Ou seja, um microcosmo da maioria do País.
As redes de TV precisam se aproximar desses religiosos para garantir sua relevância. Disso depende barrar a queda dos índices de audiência e atender à demanda dos grandes anunciantes interessados em ver seus produtos e serviços chegarem aos lares evangélicos.
Por décadas, a Globo priorizou os católicos. Seu programa mais antigo no ar é o ‘Santa Missa em seu Lar’, exibido desde 1968. Padres sempre participaram dos programas da casa como convidados especiais.
A emissora dava espaço aos crentes somente em matérias sobre escândalos – como a do chute contra a imagem de uma santa por um bispo da Igreja Universal – e personagens estereotipados, a exemplo do pastor Hilário (Jorge Dória), de ‘Tieta’, atualmente reprisada à tarde, e o líder pentecostal manipulador Mariel (Edson Celulari) na minissérie ‘Decadência’, supostamente criado para criticar o bispo Edir Macedo.
A partir do início da década de 2000, o canal líder de audiência ou a tratar os evangélicos com mais reverência. Grandes eventos do grupo, como a Marcha para Jesus, entram para o calendário de pautas todo ano. Na novela ‘Vai na Fé’, de 2023, os personagens crentes eram bons, solidários e inspiravam confiança.
Atualização: o 'Fantástico' de domingo marcou média de 18 pontos, a maior desde 27 de outubro, com a cobertura das eleições. Além da prévia da série 'Crentes', a audiência foi impulsionada pela nova série do Dr. Drauzio Varella ('Trilhas da Mente'), reportagem sobre o monitoramente da internet para evitar abusos de crianças e uma entrevista com astros do filme inspirado no jogo Minecraft.
