Novela da Globo inovou com personagem blogueira e fez sucesso há seis anos 17126a
Trama da Globo conquistou o público e marcou como a primeira novela a ter personagem garota-propaganda fora da ficção 5b4b3w
Em 20 de maio de 2019, há seis anos, a Globo estreava A Dona do Pedaço como sua nova novela do horário nobre. Escrita por Walcyr Carrasco, a trama surgiu com urgência após o fracasso de audiência da novela anterior, O Sétimo Guardião. Sob as mãos do dramaturgo, o folhetim se transformou em sucesso dentro e fora das telinhas: o autor inovou com personagem blogueira que foi a primeira a garota-propaganda fora da ficção. 5s13t
Sucesso após fracasso 675l66
Como relembra o jornalista Nilson Xavier, do Teledramaturgia, a Globo apostava alto em A Dona do Pedaço para recuperar o fôlego do horário nobre, afetado pela recepção morna de O Sétimo Guardião. A missão foi confiada a Walcyr Carrasco, veterano em hits populares, que aceitou o desafio de escrever uma nova novela às pressas. Com personagens caricatos, reviravoltas exageradas e muito melodrama, a trama virou o jogo: levantou a audiência em sete pontos e conquistou o público com sua fórmula maximalista.
A personagem Vivi Guedes (Paolla Oliveira), uma influencer de moda com milhões de seguidores na trama, rapidamente extrapolou os limites da novela e se tornou destaque. A Globo criou um perfil real para ela no Instagram (@estiloviviguedes), que ou a divulgar campanhas publicitárias tanto dentro quanto fora da história. Segundo Xavier, essa foi a primeira vez que uma personagem de novela virou garota-propaganda em um comercial gravado nos Estúdios Globo, mantendo roupa, trejeitos e até o sotaque do papel que vivia.
O Teledramaturgia recorda o dia 8 de agosto de 2019, quando o público viu pela primeira vez a integração total entre dramaturgia e publicidade: após uma vinheta especial, Vivi surgiu em um comercial da Fiat, como se o intervalo fosse uma extensão da novela.
Além da Fiat, a personagem também estrelou campanhas de marcas como Avon e Globoplay. Dentro da lógica da história, tudo fazia sentido, já que Vivi era uma influencer famosa, requisitada para ações com marcas.
Mudanças pós-novela r1z3a
A ousadia da Globo com Vivi Guedes, segundo o Teledramaturgia, inaugurou uma nova etapa do product placement na televisão brasileira. A estratégia foi um sucesso de faturamento e deu novo fôlego à emissora em tempos de migração do público para o streaming. No entanto, nem tudo agradou.
Ao fim da novela, o perfil de Vivi Guedes foi renomeado para @pravcarrasar em uma tentativa da emissora de manter a audiência engajada com influenciadoras reais. O resultado, destaca o Teledramaturgia, foi um grande estranhamento: os fãs da novela reagiram mal à transição, alegando quebra da "magia" criada pela personagem.
Ainda assim, a iniciativa abriu portas para que outros personagens da novela também particiem de ações similares. Caio Castro, no papel de Rock, estrelou comercial das Casas Bahia dentro de uma cena da novela. Juliana Paes, como a boleira Maria da Paz, também apareceu em anúncios integrados à trama.
Atualmente, no remake de Vale Tudo a personagem Maria de Fátima (Bella Campos) também ganhou um perfil real, onde as postagens são sincronizadas com os eventos exibidos na novela.