Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O adeus à voz das novelas: Nana Caymmi fez parte de quase 30 trilhas na TV  6l4d4g

Cantora embalou cenas de personagens em produções de sucesso como ‘Pecado Capital’, ‘Roque Santeiro’, ‘Hilda Furacão’ e ‘Por Amor' 4e5l4s

2 mai 2025 - 11h38
(atualizado às 12h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Inconfundível. O canto de Nana Caymmi era peculiar. A morte da cantora, aos 84 anos, traz à memória sua valiosa contribuição à teledramaturgia.  8243c

Foram pelo menos 27 músicas dela em trilhas de novelas e séries. Começou com ‘Beijo Partido’ na 1ª versão de ‘Pecado Capital’ em 1975. A música era tema de Eunice (Rosamaria Murtinho), uma dona de casa infeliz por ser rejeitada pelo marido. 

Dez anos depois, a cantora gravou ‘Fruta Mulher’ para ‘Roque Santeiro’. A canção foi usada em cenas de Mocinha (Lucinha Lins), a noiva do ‘santo’ do título, que se manteve virgem à espera do retorno dele. 

O maior sucesso na TV com o vozeirão de Nana foi, sem dúvida, ‘Resposta ao Tempo’, da abertura da minissérie ‘Hilda Furacão’, em 1998. Anos mais tarde, a intérprete contou ter precisado ligar para o compositor Aldir Blanc (parceiro de Cristóvão Bastos na composição) para pressioná-lo a terminar logo a letra a fim de não atrasar a gravação em estúdio. 

A canção ficou indissociável da imagem da prostituta Hilda (Ana Paula Arósio) e do frei Malthus (Rodrigo Santoro) vivendo um amor proibido.

A voz de Nana Caymmi cantou os amores e desamores de personagens como Hilda Furacão (Ana Paula Arósio, 'Hilda Furacão), Yvette (Vera Fischer, 'O Clone'), Carol (Luiza Thomé, 'Tieta') e Sirléia (Vera Holtz, 'Por Amor')
A voz de Nana Caymmi cantou os amores e desamores de personagens como Hilda Furacão (Ana Paula Arósio, 'Hilda Furacão), Yvette (Vera Fischer, 'O Clone'), Carol (Luiza Thomé, 'Tieta') e Sirléia (Vera Holtz, 'Por Amor')
Foto: Foto principal: Estadão / Fotos das atrizes: Divulgação/TV Globo

Fiel à coerência de repertório, Nana Caymmi emprestou seu timbre dramático de mezzo-soprano e contralto para histórias de paixão intensa, típicas dos folhetins. 

Em 1989, a música ‘Vem Morena’ foi escolhida para a abertura de ‘Tieta’, porém, a poucas semanas da estreia, a direção da Globo decidiu trocá-la por uma composição feita pelo vice-presidente da emissora, o Boni. Luiz Caldas foi chamado para gravar ‘Tieta’. ‘Vem Morena’ entrou no disco como tema de Carol (Luiza Thomé). A novela está sendo reprisada nas tardes do canal. 

Nana foi ouvida também em ‘Sinal de Alerta’ (Cais), ‘Brilhante’ (Canção da Manhã Feliz), ‘Champagne’ (Doce Presença), ‘Quatro por Quatro' (Saudade), ‘Cara & Coroa’ (Olha o Tempo ando), ‘Por Amor’ (Mudança dos Ventos) e no remake de ‘Pecado Capital’ (Não Se Esqueça de Mim).

E ainda: ‘Suave Veneno’ (tema de abertura homônimo), ‘Porto dos Milagres’ (Saudade de Amor), ‘Laços de Família’ (Solamente una Vez), ‘O Clone’ (Tarde Triste), ‘Mulheres Apaixonadas’ (Não Tem Solução), ‘Celebridade’ (Doce Castigo), ‘Kubanacan’ (Contigo en la Distancia), ‘América’ (Até Pensei) e ‘Páginas da Vida’ (Só em Teus Braços). 

Fez parte da trillha sonora de ‘Paraíso Tropical’ (Você Não Sabe Amar), ‘Beleza Pura’ (Tu Sais Je Vais T'aimer), ‘Caminho das Índias’ (Não Se Esqueça de Mim), ‘Insensato Coração’ (Sem Poupar Coração), ‘Salve Jorge’ (Quando o Amor Acontece), ‘Gabriela’ (Flor da Noite) e ‘Sangue Bom’ (De Volta ao Começo). A última vez em se ouviu Nana Caymmi numa novela foi em ‘Travessia’, de 2022, com a clássica 'Só Louco'.

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail [email protected].
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade