Record é condenada a indenizar fã de Ivete Sangalo ridicularizado em entrevista; entenda 6c6b3j
A emissora foi condenada a pagar R$ 30 mil a um rapaz, no entanto ainda pode recorrer da decisão e2g71
A Justiça de São Paulo condenou a Record TV a pagar uma indenização de R$ 30 mil a um fã da cantora Ivete Sangalo por ter ridicularizado o rapaz em uma reportagem feita para um programa da emissora. As informações são da coluna Outro Canal, de Gabriel Vaquer, no jornal Folha de S.Paulo. 336xs
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A reportagem em questão foi exibida em 2018, e contava a história do rapaz, um jovem de 17 anos, na época, cuidador de idosos que teve a história contada de forma "respeitosa, descontraída e oportuna" pelo Jornal da Record na série 'Vida de Fã'.
A reportagem foi parar na Justiça por causa da reprise, exibida no 'Fala Que Eu Te Escuto', programa religioso da emissora, que cinco anos depois usou cenas da reportagem para debater o tema "Fãs obcecados: carência, infantilidade ou iração?".
No processo, a defesa do fã, feita pelos advogados Liandra Almeida, Mariana Verderamo e Rone Wulff Filho, citam que o cliente foi ridicularizado.
"O autor do processo foi extremamente ridicularizado. Os telespectadores emitiam críticas extremamente pesadas sobre os fãs, enquanto fotos do rapaz eram exibidas na tela. Ao final, os pastores ainda fizeram uma grande pregação contra os fãs, colocando-os como grandes pecadores."
A Record se defendeu no processo afirmando não ser responsável pela reportagem exibida pela Universal, e que apenas comercializou o sinal de transmissão. Os desembargadores do Tribunal de Justiça não aceitaram a argumentação e condenaram a emissora a pagar o valor.
"Mesmo com a autorização do autor do processo para utilização da primeira entrevista ocorrida em 2018, caberia à Record pedido de nova autorização cinco anos depois", afirmou o desembargador Vitor Kümpel na decisão, citando o contexto completamente diverso da nova reportagem.
A Record ainda pode recorrer da decisão. O Terra procurou a emissora em busca de um posicionamento, mas não obteve retorno até esta publicação.