Vitória de Renata no ‘BBB25’ é ofuscada por vexame duplo para a Globo no Ibope 693d6d
Reality show termina com recordes negativos e coloca a emissora no Paredão por mudanças urgentes para a próxima edição 3u3x73
Bingo! Renata venceu o ‘BBB25’. Previsível e justo. ‘Planta’ no começo da edição, ela trouxe um sopro de agitação ao voltar da vitrine num shopping center onde teve contato com o público. 5u4j5n
Entre equívocos e omissões, acertos e exageros, ela movimentou o jogo monótono. Não tinha perfil de campeã, mas fez por merecer ao entregar algum entretenimento ao telespectador frustrado com o pior elenco já visto.
Chama a atenção a força da torcida da bailarina – ela perdeu na contagem dos votos únicos para Guilherme – e a mobilização gerada em seu estado, o Ceará. Quando uma região do País se empolga e participa fielmente, faz a diferença. Vide a Bahia incensando Davi até o triunfo no ‘BBB24’.
Esta 25ª temporada entra para a história com a pior média geral de audiência (16 pontos, superando negativamente os 18,8 do ‘BBB23’) e pior desempenho no Ibope em uma final (17,6 pontos), justamente na semana de comemoração dos 60 anos da Globo. Vexame em uma programação já manchada pelo recente recorde negativo da novela ‘Mania de Você’ na faixa das 21h.
Para 2026, a emissora terá de reinventar o ‘Big Brother Brasil’, sua galinha dos ovos de ouro em faturamento (em torno de R$ 1 bilhão). A primeira providência deveria ser a escolha de participantes isentos da preocupação com o politicamente correto. O medo do cancelamento congela a espontaneidade no confinamento.
O programa precisa de gente sem medo de ser quem é: desbocada, incoerente, confusa, irascível, egoísta, invejosa, ional, manipuladora, insensível... A graça está em enxergarmos o nosso pior refletido nos competidores. Deixemos os perfis ‘perfeitos’ para o mundo irreal das redes sociais.
