Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Elon Musk defende livre mercado em meio a 'tarifaço' de Trump 2m2n6p

Bilionário dá sinais de descontentamento com tarifas impostas pelo presidente dos EUA 3i2e1q

7 abr 2025 - 17h07
(atualizado às 17h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Elon Musk é conselheiro de Donald Trump e trabalha no Departamento de Eficiência Governamental (Doge).
Elon Musk é conselheiro de Donald Trump e trabalha no Departamento de Eficiência Governamental (Doge).
Foto: Getty Images

Elon Musk vem dando sinais de descontentamento com a política do 'tarifaço' imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Depois de defender uma zona de livre comércio com a Europa, o bilionário sugeriu no X, rede social da qual é dono, um vídeo do economista Milton Friedman (1912-2006) em defesa do livre mercado. 2e6p6r

No vídeo, publicado nesta segunda-feira, 7, o economista fala como o livre mercado ajuda na cooperação global entre os países no comércio. Figura conhecidíssima no meio liberal, ele utiliza o clássico exemplo de como um lápis é produzido. Na explicação, fica claro que a simples existência de um lápis só é possível graças ao sistema de cooperação social e elevado grau de especialização do trabalho.

A postagem feita por Musk vem um dia depois de Trump ter falado a bordo do avião presidencial que os Estados Unidos não continuarão 'perdendo 1 trilhão de dólares pelo privilégio de comprar lápis da China'. Citando o país asiático e a União Europeia, ele disse que não tem interesse em negociar as novas tarifas, a menos que as nações estejam dispostas a resolver o “problema do déficit” comercial que os EUA acumula. 

Ao todo, o "tarifaço" de Trump atinge mais de 180 países e regiões, incluindo a União Europeia (20%), Japão (24%), Coreia do Sul (25%) e China (34%). A tarifa cobrada para o Brasil (10%¨) está entre as mais baixas e também será igualmente aplicada para Reino Unido, Singapura, Chile, Austrália, Turquia e Colômbia.

No sábado, Musk, conselheiro de Donald Trump e que trabalha no Departamento de Eficiência Governamental (Doge) para eliminar gastos públicos desnecessários nos EUA, defendeu tarifa zero e livre comércio com a Europa por videoconferência em um congresso em Florença do Partido da Liga, de direita e cogovernante da Itália.

“No fim das contas, espero que haja um acordo de que tanto a Europa quanto os Estados Unidos devam caminhar idealmente, na minha opinião, para uma situação de tarifa zero, criando efetivamente uma zona de livre comércio entre a Europa e a América do Norte”, defendeu Musk.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade