Trump diz ter conversado com Xi Jinping sobre tarifas; China volta a negar negociação 4x4764
Republicano afirmou ter recebido uma ligação do presidente chinês e que deverá anunciar acordos com vários países nas próximas semanas 361j2s
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ter conversado por telefone com o presidente chinês, Xi Jinping, sobre tarifas, segundo uma entrevista do republicano publicada pela revista Time nesta sexta-feira, 25. A China reiterou não estar discutindo o embate tarifário com os EUA, mesmo após Trump afirmar que havia se reunido com autoridades chinesas. 4x506n
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O presidente americano disse que Xi Jinping ligou para ele. "Não acho que isso seja um sinal de fraqueza da parte dele", afirmou. Questionado se ele já ligou para o presidente chinês, o republicano negou e disse que "não ligará", e evitou responder se considera um sinal de fraqueza entrar em contato com a China primeiro.
O presidente afirmou que espera ter uma série completa de acordos anunciados nas próximas três a quatro semanas com vários países. "Há um valor com o qual eles se sentirão confortáveis", disse o republicano, acrescentando que, do contrário, eles podem "ir para outro lugar" em busca de negócios. "Não podemos deixá-los ganhar um trilhão de dólares conosco."
Ele afirmou estar convencido de que as tarifas são completamente necessárias e que considerará uma "vitória total" se elas forem de 50% daqui a um ano. "O mercado de títulos estava ficando estressado, mas eu não", disse.
Trump classificou os primeiros três meses do seu governo como um sucesso completo, afirmando que "está fazendo exatamente o que prometi em campanha" e que "está lutando pelo mundo" em seu segundo mandato. "Resolvi mais problemas no mundo sem pedir ou receber crédito", disse.
China pede fim de 'confusão' 1e1o1l
A China negou estar discutindo a guerra tarifária com os EUA. "A China e os EUA não estão realizando consultas ou negociações sobre a questão tarifária", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, em entrevista à imprensa nesta sexta-feira, acrescentando que os EUA "deveriam parar de criar confusão".
Além da afirmação para a Times, Trump havia dito na quinta-feira que teve reunião com representantes chineses, sem dizer quem teria participado da conversa.
Ao ser questionado sobre relatos de que a China estaria considerando isentar algumas importações dos EUA de sua tarifa de 125%, Guo disse "não ter conhecimento de detalhes" do assunto./Com AFP e Broadcast
