F1: Max Verstappen vence em Ímola e sonha com o penta 266f64
Holandês conquista vitória dominante no Grande Prêmio da Emilia-Romagna; Norris e Piastri completam o pódio 1s6d5n
Max Verstappen conquistou uma vitória espetacular no Grande Prêmio da Emilia-Romagna neste domingo (18), no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola. Essa foi a quarta vitória do piloto holandês no circuito italiano e a segunda na temporada 2025. Lando Norris e Oscar Piastri, ambos da McLaren, completaram o pódio. 3a3w24
Com o resultado, Oscar Piastri segue na liderança do campeonato com 146 pontos, seguido de Lando com 133 e Max Verstappen com 124 pontos!
Largada limpa e ataque decisivo
A largada foi limpa, sem intercorrências. Oscar Piastri e George Russell largaram bem, assim como Verstappen, que partiu para cima do pole position australiano. O piloto da Red Bull andou lado a lado com Piastri e assumiu a liderança ainda antes da segunda curva.
Na terceira volta, Pierre Gasly escapou para a brita e foi ultraado por Gabriel Bortoleto.
Primeiras paradas e estratégias ousadas
Lando Norris, então em quarto, buscava superar Russell pela terceira colocação e conseguiu a ultraagem na 11ª volta. Logo depois, Russell parou nos boxes muito antes da janela recomendada pela Pirelli, prevista apenas para a volta 19.
Também na volta 11, Charles Leclerc parou, calçou pneus duros e retornou em 16º, mas rapidamente subiu para a 13ª colocação e seguia escalando o pelotão.
Enquanto isso, Verstappen liderava com tranquilidade, seguido por Norris e Alex Albon.
Piastri em recuperação
Após parar cedo, Piastri caiu bastante no pelotão, mas recuperava posições. Na volta 27, ultraou Kimi Antonelli para assumir a 5ª colocação e, logo depois, ou Isack Hadjar para subir ao 4º lugar.
Na volta 30, tivemos um Virtual Safety Car após Esteban Ocon enfrentar problemas mecânicos. Alguns pilotos aproveitaram para ir aos boxes, entre eles Leclerc e Hamilton, que vinham em boas corridas.
Hamilton e Leclerc sobem no pelotão
Com o fim do VSC na volta 34, Lewis Hamilton ultraou Kimi Antonelli e assumiu a 5ª colocação. Hadjar e Leclerc também aram pelo jovem italiano.
Mais atrás, Nico Hülkenberg, de pneus médios, mostrava ritmo forte. Após ultraar Lance Stroll, foi pra cima de Fernando Alonso e assumiu a 10ª colocação na volta 40 — posição que chegou a ser de Bortoleto, mas que perdeu após o VSC, caindo para 18º.
Alex Albon fazia uma corrida surpreendente e chegou a ocupar o terceiro lugar, mas foi ultraado por Piastri na volta 41.
Leclerc atacou Hadjar e subiu para 6º, ficando a dois segundos de Hamilton.
Safety Car embaralha estratégias
Verstappen liderava com folga. Piastri, em segundo, estava 18 segundos atrás. Na volta 46, o carro de Antonelli parou na pista e o Safety Car foi acionado. A Ferrari não chamou Leclerc para os boxes, decisão que impactaria o resultado final.
Relargada e final eletrizante
A relargada veio na volta 54. Leclerc, em quarto, tentou atacar Norris, mas tirou o pé. Logo atrás, Hamilton ultraou Russell e assumiu a 6ª colocação.
Enquanto Verstappen seguia tranquilo na ponta, os “Papaya boys” disputavam a vice-liderança. Norris levou a melhor sobre Piastri e assumiu a segunda colocação.
Na sequência, Albon tentou ultraar Leclerc por fora, mas acabou tocado e saiu da pista. Leclerc ficou com a 4ª colocação, mas logo foi ultraado por Hamilton, que acionou o DRS para garantir o 4º lugar.
A Ferrari pediu que Leclerc devolvesse a posição para Albon, mas a direção de prova determinou que não houve infração. A Scuderia acabou se precipitando ao dar a ordem.
Confiram o top 10 em Ímola:
1 - Max Verstappen (RedBull)
2 - Lando Norris (McLaren)
3 - Oscar Piastri (McLaren)
4 - Lewis Hamilton (Ferrari)
5 - Alex Albon (Williams)
6 - Charles Leclerc (Ferrari)
7- George Russell (Mercedes)
8 - Carlos Sainz (Williams)
9 - Isack Hadjar (VCarb)
10- Yuki Tsunoda (RedBull)