Brasileiro de Oceano define campeões em Búzios (RJ) 443m6i
Evento foi realizado durante a Energisa Búzios Sailing Week, em Armação dos Búzios (RJ). x4qx
O Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano 2025 foi disputado entre quarta-feira (17) e sábado (20), durante a Energisa Búzios Sailing Week, em Armação dos Búzios (RJ). i506y
O evento contou com a participação de quase 30 embarcações das classes ORC e BRA-RGS, reunindo mais de 500 velejadores de diferentes estados do Brasil e da Argentina.
A competição teve sede no Iate Clube Armação de Búzios (ICAB) e foi organizada pela Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), com chancela da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).
Foram realizadas sete regatas na classe ORC e seis na BRA-RGS, com condições de vento variadas ao longo dos quatro dias.
O Crioula 52, comandado por Eduardo Plass (VDS), venceu a ORC Geral após cinco triunfos em sete provas, superando uma penalização com um 13º lugar descartado.
“Depois tivemos regatas mais estáveis, a equipe velejou bem, fizemos boas manobras e acertamos bastante para conseguir a vitória que nos levou aos títulos do Brasileiro e da Sailing Week”, afirmou o tático e atleta olímpico Samuel Albrecht.
Na divisão ORC Performance, o Crioula 52 superou o Magia IV, de Torben Grael (RYC), e o Duma, de Haakon Lorentzen (ICRJ). Na Cruiser Racer, a vitória ficou com o +Bravíssimo, do argentino Nacho Giamonna (ICES), que também conquistou o vice-campeonato geral da ORC.
“Foi um campeonato muito legal, que começou com ventos fracos, mas que ao longo do evento foram aumentando. O saldo foi positivo, velejamos bem e aproveitamos um campeonato muito competitivo”, destacou Giamonna.
Na BRA-RGS, a vitória do Nativo 3, comandado por Eduardo Harabedian (BR Marinas), marcou uma história de superação. A embarcação foi danificada por uma escuna antes da primeira regata, mas, com apoio técnico e ajuda de outras tripulações, conseguiu seguir na disputa.
“Foi superação! Desde quarta-feira todo mundo nos ajudou. Depois, na véspera, tivemos mais um problema e ficamos arrumando o barco até às 7h da manhã, antes da grande final”, contou Harabedian.
A conquista foi confirmada com vitória na última regata, mesmo após não completar uma prova no sábado (19) e receber pontuação média. O título da RGS B foi para o Absoluto, de Kaio Mendes (ICES). Durante a premiação, a ABVO homenageou Felipe Martins, velejador falecido em fevereiro.
O troféu da BRA-RGS ou a levar seu nome, e a tripulação do Beleza Pura II vestiu camisetas com a frase “Capitão Felipe Martins”. “Com Deus a gente vai, com Deus a gente volta”, entoaram todos os competidores da classe, encerrando de forma emocionante a competição.
''Chegamos no último dia com três equipes na briga pelo título, tanto na Sailing Week, quanto no Brasileiro. Isso mostra que fomos assertivos em nossas escolhas e proporcionamos um campeonato muito positivo'', ressaltou Bayard Neto, comodoro da ABVO.
ORC Geral (7 regatas)
1º Crioula 52 – TP52 – Eduardo Plass (VDS) – 12 pts
2º +Bravíssimo – Felci 315 – Nacho Giamonna (ICES) – 19 pts
3º Duma – Farr 11s – Haakon Lorentzen (ICRJ) – 23 pts
ORC Performance (7 regatas)
1º Crioula 52 – TP52 – Eduardo Plass (VDS) – 9 pts
2º Magia IV – ILC 30 – Torben Grael (RYC) – 16 pts
3º Duma – Farr 11s – Haakon Lorentzen (ICRJ) – 16 pts
ORC Cruiser Racer (7 regatas)
1º +Bravíssimo – Felci 315 – Nacho Giamonna (ICES) – 7 pts
2º Xamã – Grand Soleil 46 – Sergio Klepacz (ICS) – 16 pts
3º Dona Bola – Oceanis 41 – Ricardo Tramujas (ICRJ) – 18 pts
RGS Geral (6 regatas)
1º Nativo 3 – Delta 32 – Eduardo Harabedian (BR Marinas) – 6 pts
2º Kaluanã – Skipper 30 – Leonardo Soldon (Bracuhy) – 9 pts
3º Beleza Pura II – Farr 38 – Felipe Ferraz (UBA) – 19 pts
RGS A (6 regatas)
1º Nativo 3 – Delta 32 – Eduardo Harabedian (BR Marinas) – 6 pts
2º Kaluanã – Skipper 30 – Leonardo Soldon (Bracuhy) – 8 pts
3º Beleza Pura II – Farr 38 – Felipe Ferraz (UBA) – 17 pts
RGS B (6 regatas)
1º Absoluto – Fast 360 – Kaio Mendes (ICES) – 7 pts
2º Bierkaai – Peterson 34 – Bart Brouwer (ICAB) – 9 pts
3º Santeria – Fast 260 – Newton Rocha (BarraVela) – 12 pts