Script = https://s1.trrsf.com/update-1748548509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Eurocopa 3w5c1j

Itália fará reunião para decidir se ajoelhará contra racismo 6ck2f

Capitão da seleção diz que conversa entre jogadores servirá para definir se eles farão manifestação em duelo com a Áustria pela Eurocopa 3c4l11

25 jun 2021 - 16h56
(atualizado às 19h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Os jogadores da seleção italiana ainda não decidiram se vão ajoelhar-se no estádio de Wembley durante partida contra a Áustria, neste sábado, como um sinal de solidariedade com o movimento "Black Lives Matter" ("Vidas Negras Importam", em português) e contra a discriminação racial. 4b61b

Seleção italiana enfrentará a Áustria neste sábado pelas oitavas de final da Eurocopa
Seleção italiana enfrentará a Áustria neste sábado pelas oitavas de final da Eurocopa
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Durante coletiva de imprensa, o capitão da Itália, Leonardo Bonucci, explicou que a decisão será tomada somente após uma reunião com a equipe nesta noite. "Quando voltarmos para o hotel teremos todos juntos uma reunião. Conversaremos hoje à noite e decidiremos o que fazer", afirmou.

O técnico da seleção italiana, Roberto Mancini, por sua vez, foi questionado em entrevista exclusiva à RaiSport e não quis falar sobre o assunto, mas ressaltou que, de qualquer maneira, não seria contrário a este tipo de manifestação. "Ajoelhar-se amanhã antes do jogo com a Áustria? Não quero falar nisso e, de qualquer modo, sou pela liberdade", enfatizou o treinador.

Uma resposta dos italianos tem sido aguardada sobre o ato principalmente depois que a maioria dos atletas não se ajoelhou antes da vitória sobre País de Gales pela Eurocopa. Na ocasião, somente Emerson Palmieri, Andrea Belotti, Rafael Tolói, Matteo Pessina e Federico Bernardeschi participaram do protesto antirracista do "Black Lives Matter".

O time de Mancini foi alvo de diversas críticas, e o porta-voz da seleção da Itália, Paolo Corbi, precisou declarar que todos os jogadores da equipe são contra o racismo. Neste sábado, a Itália enfrentará a Áustria, às 16h (de Brasília), pelas oitavas de final da competição. O capitão austríaco, David Alaba, inclusive, já anunciou que seu time se ajoelhará em solidariedade com o movimento antirracismo.

"Ajoelhar é um sinal claro. Voltaremos a fazer contra a Itália. Todos concordamos e repito: este é um sinal para atrair a atenção de todos para este tema. Certamente se fala mais de racismo e é algo positivo", afirmou Alaba.

A Federação Austríaca de Futebol, no entanto, informou que não comunicou o pedido para os atletas se ajoelharem ao protocolo da Uefa, mas as palavras do capitão foram interpretadas como um "ok" ao gesto.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade