Argentina vai liberar importação de carros por pessoa física 4lh58
Governo argentino anunciará em breve os trâmites necessários para permitir a importação de modelos eletrificados por pessoas físicas 3r5w2y
O governo argentino anunciará em breve a abertura do primeiro lote para que pessoas físicas realizem a importação de veículos 0 km por conta própria. 2i2v4r
Os consumidores que concluírem o processo e atenderem aos requisitos terão o aos mesmos benefícios fiscais concedidos às duas principais entidades empresariais que importam veículos no país: as montadoras da Adefa e os importadores da Cidoa, por exemplo.
Assim, o objetivo da medida é reduzir os preços dos veículos 0 km, algo que o governo já vinha discutindo com as montadoras. Em fevereiro, houve uma queda parcial nos preços devido à redução de impostos internos, mas nem todas as marcas rearam o benefício aos clientes.
Entretanto, agora em março, a iniciativa se voltará para os veículos mais íveis, permitindo que consumidores importem diretamente e evitem a intermediação que poderia absorver os benefícios fiscais.
A base legal dessa medida é o Decreto 49/2025, publicado em 31 de janeiro, que criou uma cota anual para a importação de veículos eletrificados de baixo custo. Ficam permitidas 50 mil unidades por ano sem a cobrança do imposto de importação de 35%.
Assim, a medida terá validade inicial de cinco anos, totalizando 250 mil veículos, respeitando as regras do Mercosul. Somente se a Argentina saísse do bloco comercial seria possível liberar completamente as importações.
Inicialmente, essa cota de 50 mil veículos terminaria dividida igualmente entre as empresas da Adefa e Cidoa. No entanto, uma alteração de última hora no texto final da regulamentação reservou uma parte desse total para consumidores particulares. Segundo fontes do governo, isso fica como um teste para avaliar a resposta dos consumidores e, se necessário, o volume poderá terminar ampliado no futuro.