Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dia do Automóvel: primeiro carro da história surgiu há 140 anos 5d166f

Desenvolvido por Karl Benz, o Patent-Motorwagen 1885 foi o primeiro carro registrado na história e contou com a ajuda da esposa do inventor 232o6h

13 mai 2025 - 16h36
Compartilhar
Exibir comentários
Benz Patent-Motorwagen 1
Benz Patent-Motorwagen 1
Foto: Mercedes/Divulgação

No dia 13 de maio, é celebrado o Dia do Automóvel no Brasil. A data, que foi instituída em 1934 pelo então presidente Getúlio Vargas, marca a inauguração da primeira autoestrada do Brasil. Batizada de Rio-Petrópolis, a estrada foi inaugurada em 1926 e existe até hoje como um trecho da atual BR-040, e é chamada de Rodovia Washington Luís. 3f372a

No entanto, a história do automóvel é ainda mais antiga: começou há 140 anos, em 1885. Foi quando o engenheiro alemão Karl Benz finalizou o desenvolvimento do Benz Patent-Motorwagen Model 1, que foi patenteado em 29 de janeiro de 1886. O veículo com três rodas e motor traseiro foi considerado o primeiro automóvel da história, e foi produzido entre 1886 e 1894.

As primeiras versões traziam carroceria em metal e madeira, e eram equipadas com um motor quatro-tempos de apenas um cilindro. Ele produzia somente 0,75 cv de potência, e era equipado com rodas de aço e pneus de borracha. Com o ar dos anos, o Benz Patent-Motorwagen ganhou algumas evoluções, como o motor de até 3 cv na versão Model 3, que também trazia rodas de madeira, tanque de combustível e freios a tambor. 

Ele chegava a cerca de 16 km/h. Em agosto de 1888, a esposa de Karl Benz, Bertha, dirigiu entre as cidades de Mannhein e Pforzheim – um trecho de cerca de 106 km – o Benz Patent-Motorwagen Model 3 junto com dois filhos do casal. Sem comunicar ao marido, Bertha Benz fez a primeira viagem de longa distância de um carro no mundo.

Primeiro carro registrado no Brasil pertenceu ao Conde Francisco Matarazzo
Primeiro carro registrado no Brasil pertenceu ao Conde Francisco Matarazzo
Foto: Reprodução/Internet

A viagem não só provou a confiabilidade do veículo para Karl Benz, como também chamou a atenção para o público em geral, uma vez que os demais carros da época não eram confiáveis e eram conduzidos apenas em curtas distâncias. Como o percurso foi feito sem problemas, muitas pessoas se interessaram pelo automóvel ao ver de perto o funcionamento de um.

Anos mais tarde, em 1926, a empresa fundada por Karl Benz, a Benz & Cie. se fundiu à Daimler e deu origem à atual Daimler AG, que controla a marca Mercedes-Benz. No Brasil, o primeiro automóvel a chegar ao país foi um Peugeot Type 3 Vis-à-Vis trazido por Santos Dumont em 1891. 

Primeiro carro do Brasil foi um Peugeot Type 3 Vis-à-Vis trazido por Santos Dumont em 1891
Primeiro carro do Brasil foi um Peugeot Type 3 Vis-à-Vis trazido por Santos Dumont em 1891
Foto: Reprodução/Internet

O carro não foi utilizado como meio de transporte, e sim como objeto de estudo para as invenções de Santos Dumont. Em 1900, a cidade de São Paulo começou a cobrar um imposto sobre a circulação de automóveis, algo semelhante ao atual IPVA. Já o primeiro carro registrado no Brasil era um veículo não identificado do Conde Francisco Matarazzo, em 1903, que possuía a placa de registro P-1.

Siga o Guia do Carro no YouTube

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade