Fábrica da Citroën no Rio de Janeiro pode produzir novo Jeep Avenger em 2026 3q3448
Com porte entre o Fiat Pulse e o Jeep Renegade, o SUV compacto Avenger será o novo carro de entrada da marca americana no Brasil em 2026 2b5145
Na última semana, a Jeep confirmou que venderá o SUV compacto Avenger no Brasil a partir de 2026. A montadora americana também adiantou que o modelo será produzido no país, mas não confirmou em qual de suas fábricas. No entanto, uma fala de Emanuele Cappellano, vice-presidente da Stellantis para a América do Sul, pode ter dado uma pista sobre o futuro do SUV no país, que pode ser feito em Porto Real (RJ). 3ry37
Durante o evento que marcou a produção do milionésimo carro da Citroën no Brasil, na última segunda-feira (19), o executivo afirmou que a fábrica fluminense voltará a produzir veículos de outra marca além da Citroën no local. “Essa fábrica nasceu como uma unidade multimarcas, e voltará em breve a ter esta característica”, disse.
No entanto, o executivo não cravou que o novo carro que será mesmo produzido em Porto Real (RJ) será mesmo o Jeep Avenger. No entanto, é importante ressaltar que a unidade produz atualmente os modelos Citroën C3, Basalt e Aircross, todos com a mesma plataforma Small Car, uma evolução da CMP do Jeep Avenger.
Logo, a fábrica já estaria apta a fabricar modelos com esta base, enquanto outras plantas industriais da Stellantis no Brasil ainda não. Em Betim (MG), por exemplo, é produzida praticamente toda a linha atual da Fiat no país, e só deve receber a nova plataforma com a chegada do novo Grande Panda, no fim de 2027.
Além disso, como a fábrica já produz os modelos Fiat Strada, Argo, Mobi, Pulse, o Fastback e o Fiorino, além do Peugeot Partner Rapid e o Ram 700, versão rebatizada da Strada exclusiva para exportação, a chegada de um novo carro de volume pode acabar prejudicando a produção dos demais modelos.
Já a fábrica de Goiana (PE), produz os Jeep Renegade, Com, Commander, além das picapes Fiat Toro e Ram Rampage. Em comum, todos eles utilizam a plataforma Small Wide 4x4, uma base mais antiga. A produção do novo Jeep Avenger no local, portanto, demandaria uma adaptação maior para incluir uma nova plataforma exclusiva para um único modelo.
Até 2030, a fábrica de Porto Real (RJ) receberá R$ 3 bilhões dos R$ 32 bilhões do atual ciclo de investimentos da Stellantis para América do Sul, e terá a capacidade de produção atual ampliada. A região também receberá cinco novos fornecedores de componentes, e exporta para oito países da América do Sul.
Ainda de acordo com Cappellano, a capacidade atual de produção local é de 130 mil carros por ano, em um turno e meio de trabalho, podendo chegar a 180 mil ou mais, caso haja demanda. Já flagrado em testes no Brasil, o Jeep Avenger será o modelo de entrada da marca americana no país. O modelo já é vendido no mercado europeu desde 2023.
Medindo 4,08 m de comprimento, o novo Jeep Avenger tem porte entre o Fiat Pulse e o Jeep Renegade. O modelo, que conta com versões híbridas e elétricas na Europa, deve trazer no Brasil o motor 1.0 turbo flex de 130 cv e 200 Nm no Brasil, que também é utilizado pelo trio de carros feitos pela Citroën em Porto Real. Já o câmbio será um automático do tipo CVT, sempre com tração 4x2. O SUV também deve contar com o sistema Bio Hybrid.