Volkswagen Jetta obtém cinco estrelas no teste de impacto do Latin NCAP 705x2u
Produzido no México, Volkswagen Jetta 2026 mantém as 5 estrelas no atual protocolo Latin NCAP; resultado já vale para o sedã com novo visual 57643l
O Latin NCAP acaba de divulgar mais uma rodada de testes de 2025. Depois de avaliar o novo Nissan Kicks, o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe testou o novo Volkswagen Jetta, que manteve a nota máxima de cinco estrelas no novo protocolo do crash test. O modelo, que já havia sido testado sob o protocolo anterior, ganhará em breve um facelift no Brasil. Os resultados já valem para o Jetta com o novo visual. 191r1x
O Volkswagen Jetta, produzido no México, ganhou cinco estrelas. O Jetta, que oferece seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento de série e Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS - sigla em inglês) como opcionais, alcançou 86,87% em Ocupantes Adultos, 89,75% em Ocupantes Infantis, 72,60% em Proteção a Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 91,06% em Assistência à Segurança.
O veículo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral e impacto lateral de poste em 2019. O modelo não sofreu alterações estruturais nem no equipamento de segurança iva para estes três cenários de testes de colisão. Para cumprir os protocolos atuais, o Jetta renovado foi avaliado em chicotada cervical (whiplash), proteção a pedestres, ESC, Detecção de Ponto Cego (BSD), Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis das Vias (VRU), AEB Cidade, AEB Interurbano e Sistemas de Assistência à Velocidade (SAS).
“O resultado de cinco estrelas do Volkswagen Jetta demonstra que é perfeitamente possível fabricar e comercializar em nossa região veículos que cumpram os padrões mínimos indispensáveis de segurança. No entanto, ainda há áreas críticas a serem melhoradas, particularmente na proteção iva para pedestres e usuários vulneráveis das vias, que representam uma parte significativa das vítimas de acidentes de trânsito.”, afirmou Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de istração do Latin NCAP.
De acordo com o Latin NCAP, o Volkswagen Jetta apresentou, em geral, um bom desempenho com estrutura estável no impacto frontal. A porta dianteira abriu durante o teste de impacto lateral, mas mesmo assim o modelo ofereceu proteção total para o ocupante adulto. O modelo mostrou proteção quase completa para crianças.
A proteção dos pedestres na parte superior das pernas pode e deve melhorar. O AEB apresentou uma resposta robusta em todos os cenários de teste, enquanto a proteção iva para pedestres e usuários vulneráveis das vias deve ser aperfeiçoada. O SAS (sistemas de assistência de segurança) cumpriu os requisitos técnicos e é apresentado como equipamento de série.
Os sistemas de assistência de faixa estão disponíveis como opcionais; mas como não cumprem os requisitos de disponibilidade e desempenho, não obtiveram pontos. O modelo foi avaliado por decisão voluntária do fabricante. Apesar das fotos mostrarem o modelo antigo, o resultado é válido para todos os Volkswagen Jetta com chassis a partir do número VIN 3VWSP6BU8SM000591, já com o novo visual.
O Latin NCAP avalia a versão mais básica em termos de equipamento de segurança iva dos modelos e recomenda aos consumidores que adquiram versões equipadas com tecnologias ADAS avaliadas e com bom desempenho, que neste caso vêm equipadas de série.
Siga o Guia do Carro no YouTube