Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

IPVA 2025: veja onde híbridos e elétricos têm isenção ou desconto no imposto 363s5l

Carros eletrificados seguem com vantagens em vários estados brasileiros. Saiba onde o IPVA é zerado ou reduzido 1i4s5q

9 mai 2025 - 09h34
Compartilhar
Exibir comentários
Toyota Corolla Cross XRX Híbrido
Toyota Corolla Cross XRX Híbrido
Foto: Divulgação Toyota

Com os preços altos dos impostos, cada centavo economizado faz diferença. Por isso, muitos motoristas estão considerando os carros elétricos e híbridos como opção mais econômica. Além da economia de combustível, há estados que oferecem isenção ou desconto no IPVA, o que pode aliviar o bolso no final do ano. 1l4j6k

No Distrito Federal, por exemplo, a isenção do IPVA vale para todos os carros híbridos e elétricos, independentemente do ano, modelo ou valor do veículo. A regra é clara e continua válida para 2025. Portanto, quem mora na região pode aproveitar esse benefício fiscal com mais tranquilidade.

Em Alagoas, o incentivo também existe, mas segue um modelo progressivo. No primeiro ano, o IPVA é totalmente isento. Já no segundo ano, carros elétricos pagam apenas 0,5%, enquanto os híbridos pagam 0,75%. A partir do terceiro ano, as alíquotas sobem para 1% e 1,5%, respectivamente.

Outros estados como Pernambuco, Bahia, Maranhão e Rio Grande do Sul oferecem isenção total de IPVA para carros elétricos. No entanto, apenas o Maranhão estende algum tipo de benefício para híbridos, com alíquota de 2,5% — desde que o carro seja comprado no estado.

Em Minas Gerais, a isenção é mais restrita e beneficia apenas veículos eletrificados produzidos localmente. É uma forma do governo mineiro incentivar a indústria regional.

No Rio de Janeiro, os benefícios são bastante atrativos. Os carros elétricos pagam apenas 0,5% de IPVA, enquanto os híbridos ficam com alíquota reduzida de 1,5%. Essa medida ajuda a popularizar veículos mais limpos nas ruas da capital e do estado.

O Mato Grosso do Sul também não ficou para trás. Para o ano de 2025, o estado oferece um desconto de 70% no IPVA de veículos híbridos e elétricos licenciados localmente. É uma das maiores reduções oferecidas no país atualmente.

Já o Paraná tinha isenção total até o fim de 2023, mas não renovou o benefício. Ou seja, quem comprou carro elétrico até aquela data ainda aproveitou, mas para novos compradores não há mais vantagem.

Por fim, em São Paulo, a isenção é mais exigente. Só vale para híbridos com potência elétrica mínima de 40 kW, tensão acima de 150V, preço abaixo de R$ 250 mil e produzido ser no estado. Apesar disso, todos os eletrificados seguem isentos do rodízio na capital do estado, um benefício mantido até 2030.

Com tudo isso em mente, fica claro que investir em um carro elétrico ou híbrido pode representar uma economia significativa. Principalmente se você mora em um dos estados com isenção ou alíquota reduzida no IPVA. Além de economizar, você ainda contribui para um futuro mais sustentável.

Mundo do Automóvel para PCD
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade