Governo de SP entrega estação Ambuitá da Linha 8-Diamante 116w6p
Estrutura em Itapevi (SP) teve investimento de R$ 26,5 milhões e deve atender 65 mil ageiros por mês 4ok52
Previsão é de que 2,1 mil ageiros em pelo local diariamente - ou 65 mil usuários/mês. A estação vai beneficiar quem mora nos bairros Jardim Santa Rita, Amador Bueno e Ambuitá em Itapevi
O Governo de SP inaugurou oficialmente nesta segunda (5) a Estação Ambuitá da Linha 8-Diamante de trens metropolitanos, em Itapevi, na região metropolitana de São Paulo. A parada tem 3,7 mil m² de área construída e recebeu aporte de R$ 26,5 milhões para as obras, que geraram 150 postos de trabalho diretos e indiretos. Esse aporte é parte dos investimentos contratuais da concessionária ViaMobilidade. b246g
"A ampliação do transporte metroferroviário é muito importante. São 32 km já contratados em obras de expansão de trem e metrô na região metropolitana. Investir na mobilidade urbana é investir na diminuição de tempo de viagem, na sustentabilidade e na qualidade de vida da população. Quanto mais interligado o sistema for, melhor vai funcionar", afirma o governador Tarcísio de Freitas.
Também acompanharam o ato o secretário-executivo da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), Diego Domingues; o diretor-presidente da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), André Isper, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, além de parlamentares e outras autoridades municipais.
A previsão é de que 2,1 mil ageiros em pelo local diariamente - média mensal de 65 mil usuários. A estação vai beneficiar, principalmente, moradores e frequentadores dos bairros Jardim Santa Rita, Amador Bueno e Ambuitá, todos em Itapevi.
A ampliação da linha traz vantagens importantes, oferecendo mais uma opção de transporte coletivo que conecta a cidade ao centro de São Paulo, proporcionando um deslocamento mais ágil, seguro e eficiente.
Localizada na Estrada Araçariguama, na Estância São Francisco, entre as estações Santa Rita e Amador Bueno, a nova Estação Ambuitá tem novas vias e sistemas modernos de sinalização e energia. A estrutura inclui um prédio que dá o a duas plataformas, cada uma com 120 metros de extensão e 3,5 metros de largura.
Os investimentos criaram novas vias, sistemas de sinalização e energia; duas plataformas; paraciclo; saguão de entrada; bilheterias; linha de bloqueios; sanitários íveis e área istrativa. O local tem toda a estrutura de ibilidade para pessoas com deficiência (PCD) ou mobilidade reduzida, incluindo elevadores, escadas rolantes, corrimãos, piso tátil e banheiros adaptados.
A Estação Ambuitá foi projetada para ter total ibilidade e ser moderna. Como parte do compromisso com a sustentabilidade, o local também tem placas solares e sistema de captação de água para reúso.
