Script = https://s1.trrsf.com/update-1748548509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Carney descarta venda do Canadá e Trump rebate: "Nunca diga nunca" 1u3v43

6 mai 2025 - 15h40
Compartilhar
Exibir comentários

Durante encontro na Casa Branca nesta terça-feira (6), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retomou uma provocação antiga. Em conversa com o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, insinuou mais uma vez a possibilidade de o Canadá se tornar o 51º Estado americano. 1p4s5r

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Foto: depositphotos.com / thenews2.com / Perfil Brasil

A ideia, já ventilada em outros momentos por Trump, foi recebida com firmeza pelo chefe de governo canadense. "O Canadá é um país soberano, com identidade própria, valores sólidos e um papel independente no cenário global. Não estamos à venda, e jamais estaremos", declarou Carney, encerrando qualquer margem para interpretações dúbias.

Em tom bem-humorado, mas não menos provocativo, Trump reagiu. "Nunca diga nunca. Já tive muitas, muitas coisas que não eram possíveis, e acabaram se tornando possíveis", disse, mantendo o estilo que o consagrou no cenário político americano.

Qual o interesse de Trump no Canadá? 10285v

Antes disso, o republicano havia usado metáforas para defender vantagens da anexação, como "serviço militar gratuito" e "assistência médica excelente" aos canadenses. No entanto, também afirmou não ver razão para mudar a política tarifária com o país vizinho: "Não há motivos para os Estados Unidos subsidiarem o Canadá", justificou.

Apesar das falas polêmicas, o presidente americano elogiou Carney, chamando-o de "muito talentoso e bom", e reconheceu o desempenho eleitoral do Partido Liberal, dizendo que a vitória foi "talvez" até maior que a sua nos EUA.

Carney assumiu o comando do governo do Canadá no início de março, com foco declarado na soberania e nas relações diplomáticas tradicionais. Durante o encontro, reafirmou esse compromisso: "Não estará à venda, nunca", frisou, após dizer que ouviu "os donos do Canadá" durante a campanha.

Trump encerrou a reunião com uma promessa enigmática: afirmou que fará "um grande anúncio" nos próximos dias. "Será o maior possível, será incrível e positivo", afirmou aos jornalistas.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade