Postagem inventa declarações de Manuela D'Ávila e Jair Bolsonaro sobre aborto 1vl61
EX-DEPUTADA NÃO POSTOU QUE INTERROMPER GRAVIDEZ É ÚNICA SAÍDA PARA 'NÃO CRIAR FILHO DE VAGABUNDO SOZINHA'; CONTEÚDO FALSO CIRCULA DESDE 2018 1e2h6f
O que estão compartilhando: que a ex-deputada federal Manuela D'Ávila teria publicado que abortar é a única saída para não criar "filho de vagabundo" sozinha. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria dado uma resposta de baixo calão à postagem. 3m2x2v
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. A ex-deputada negou ter feito a publicação, que circula desde 2018. Não há nenhum conteúdo parecido no perfil dela no Facebook. A postagem falsa é compartilhada com a marca "Super Tweet Fictício", o que evidencia sua falsidade.
Saiba mais: A imagem compartilhada na rede social Threads mostra o que seria uma publicação no Facebook de D'Ávila. Abaixo, há um comentário atribuído a Bolsonaro, que teria dito: "Não dar pra vagabundo é outra saída. Grande abraço!".
Mas o diálogo nunca aconteceu. A imagem mostra que a publicação teria sido feita em 6 de maio de 2018. Mas, ao consultar as postagens no Facebook de Manuela na data informada, não há nenhuma publicação semelhante.
No dia 7 de maio daquele ano, Manuela publicou um aviso de que a postagem atribuída a ela era mentirosa.
Na postagem falsa, há um selo com os dizeres: "STF - Super Tweet Fictício" e "CBM - Corrupção Brasileira Memes". Este último é um perfil que publica conteúdo humorístico no Instagram.
A publicação falsa começou a circular em 2018, quando Manuela foi candidata à vice-presidência da República pelo PCdoB na chapa com o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Na época, uma coluna da revista Veja desmentiu a história. Em 2021, o conteúdo voltou a circular e foi checado por Aos Fatos e Lupa.
