Texto compartilhado por 'O Globo' que ironiza saúde de Bolsonaro foi produzido por coluna de humor p2k1g
POSTAGENS ENGANAM AO SUGERIR QUE CONTEÚDO SERIA UMA REPORTAGEM DO JORNAL; NA REALIDADE, MATERIAL É DO BLOG SATÍRICO SENSACIONALISTA 6u23h
O que estão compartilhando: que o jornal O Globo fez uma matéria para debochar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O título da reportagem seria "Intestino de Bolsonaro se adianta e já está preso". m2l50
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O texto mencionado de fato foi compartilhado pelo jornal O Globo, mas a postagem omite o conteúdo foi produzido pela coluna de humor Sensacionalista. Não se trata de uma reportagem, como alega a publicação. O veículo publicou uma correção por não identificar a autoria do blog satírico ao compartilhar o material no X (antigo Twitter).
Saiba mais: nesta segunda-feira, 14, a coluna de humor Sensacionalista, do jornal O Globo, publicou um texto sob o título "Intestino de Bolsonaro se adianta e já está preso". O conteúdo ironiza a internação do ex-presidente, que foi submetido a uma cirurgia no intestino, e o julgamento por suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
No X, o texto foi publicado pela conta do jornal O Globo sem sinalização de que o conteúdo foi produzido pela coluna de humor. O veículo publicou uma correção e reconheceu não ter identificado a autoria do Sensacionalista. Veja abaixo.
Apesar da falta de sinalização na postagem do O Globo no X, o link compartilhado contém diferentes avisos de que o texto pertence à coluna de humor. No cabeçalho, por exemplo, há uma grande faixa que diz "Sensacionalista", com a descrição "Humor. O jornal isento de verdade."
Não se trata de uma reportagem produzida pelo O Globo. O Estadão Verifica não encontrou matérias jornalísticas recentes que "debochem" da saúde do ex-presidente no site do jornal (veja aqui).
Bolsonaro diz estar concentrado na recuperação e avalia que foi 'procedimento mais invasivo'
Quais os riscos e cuidados após uma laparotomia exploradora, cirurgia realizada em Bolsonaro?
Cabe ressaltar que a coluna de humor faz conteúdos satíricos sobre diferentes políticos. Neste domingo, 13, o blog ironizou a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no texto "Lula a a semana onde ainda é popular: fora do Brasil".
Como lidar com postagens do tipo: é comum que materiais satíricos sejam tirados de contexto e compartilhados como se fossem conteúdos sérios. Nestes casos, fique atento a possíveis sinalizações. Como já dito anteriormente, textos produzidos pelo Sensacionalista costumam ser identificados como humorísticos no próprio site.
