Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Janja reage a críticas por fala na China: "Não há protocolo que me faça calar" 64ux

19 mai 2025 - 12h51
Compartilhar
Exibir comentários

Durante evento oficial em Brasília nesta segunda-feira (19), a primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, comentou as críticas que recebeu após falar durante um jantar com o presidente da China. A ocasião, na semana ada, ocorreu durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país asiático. 655q1d

A primeira
A primeira
Foto: dama Janja da Silva - Fernando Frazão/Agência Brasil / Perfil Brasil

As críticas giram em torno de um suposto desrespeito ao protocolo diplomático, por Janja ter se manifestado sobre os impactos do TikTok, rede social chinesa, diante do presidente Xi Jinping. Em discurso na abertura da Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Janja afirmou: "Não há protocolo que me faça calar se eu tiver uma oportunidade de falar sobre isso com qualquer pessoa que seja, do maior grau ao menor grau, do mais alto nível à qualquer cidadão comum."

Ela também defendeu o uso de sua voz como instrumento de proteção de direitos. "Eu quero dizer que a minha voz vocês podem ter certeza que vai ser usada para isso. E foi para isso que ele foi usada na semana ada quando eu me dirigi ao presidente Xi Jinping após a fala do meu marido sobre uma rede social. Então, eu quero dizer que eu, como mulher, não ito que alguém me dirija dizendo que eu tenho que ficar calada. Eu não me calarei quando for para proteger a vida das nossas crianças e dos nossos adolescentes."

A fala de Janja rompeu protocolo diplomático? 1kz8

As declarações da primeira-dama causaram desconforto em parte do meio diplomático. Ainda assim, Lula saiu em defesa da esposa, rebatendo as críticas e relatando os bastidores da conversa com o líder chinês.

"Eu perguntei ao companheiro Xi Jinping se era possível ele enviar para o Brasil uma pessoa da confiança dele para discutirmos a questão digital, sobretudo do TikTok. Aí a Janja pediu a palavra para explicar o que é que está acontecendo no Brasil, sobretudo contra as mulheres e contra as crianças. […] Ele vai mandar uma pessoa especialmente para conversar conosco sobre o que a gente pode fazer nesse mundo digital", afirmou o presidente.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade