Moradores da Favela do Moinho fazem protesto e paralisam linhas da TM 3f395m
Imagens mostram que manifestantes invadiram a via férrea e atearam fogos nos trilhos; ato ocorre após demolições na área n3p14
Moradores da Favela do Moinho, nos Campos Elíseos, região central de São Paulo, bloqueiam os trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (TM) desde as 16h20 desta segunda-feira, 12. Imagens mostram que manifestantes invadiram a via férrea e atearam fogo nos trilhos. 1y3k5f
Em nota enviada ao Terra, a TM informou que, das 16h10 às 17h26, a circulação dos trens foi interrompida entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Luz. A circulação de trens do Serviço 710 e Expresso Aeroporto já voltou a funcionar normalmente.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Os protestos ocorrem após a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) realizar demolições na área. Em 22 de abril, o governo de São Paulo deu início à remoção das famílias que residem no Moinho para pôr em prática uma proposta habitacional.
O objetivo é transformar a comunidade em um parque, além de criar "um polo de desenvolvimento urbano potencializado para a implantação da estação Bom Retiro". O processo tem sido marcado por protestos desde meados de abril.
Moradores do Moinho afirmam que as alternativas oferecidas pela CDHU têm sido insuficientes, sobretudo para famílias que querem permanecer no centro. Em contrapartida, o governo garante que o processo tem sido discutido com as famílias desde o início do segundo semestre do ano ado e já conta com cerca de 87% de adesão da comunidade.