Brigitte Macron: quem é a primeira-dama que deu ‘empurrão’ no presidente francês 70601j
Macron e a esposa protagonizaram cena que foi classificada como 'brincadeira' pelo presidente francês 5w3w
Brigitte Macron, primeira-dama da França, ganhou destaque após um vídeo em que empurra o rosto do marido, Emmanuel Macron. O presidente classificou o episódio como uma "brincadeira". A esposa de Macron é conhecida por sua atuação cultural e social, desempenhando papel ativo na política sa.
A primeira-dama da França, Brigitte Macron, ganhou notoriedade no mundo todo após ser flagrada empurrando o rosto do marido, Emmanuel Macron, na chegada do avião do líder francês ao Vietnã. 2o3d5l
O vídeo foi captado pela agência Associated Press logo que a porta da aeronave presidencial se abre para o desembarque em Hanói, na noite de domingo, 25.
Logo após o episódio, o gabinete de Macron afirmou que foi apenas uma "discussão inofensiva de casal" e o próprio chefe de Estado considerou o momento como uma "brincadeira" entre os dois.
Quem é Brigitte 1q5s2y
Mestre em Letras e ex-professora de latim, francês e teatro, Brigitte Marie-Claude Macron, de 72, tem 24 anos de diferença para o marido e presidente da França.
Ela nasceu em Amiens – mesma cidade natal de Macron –, no norte do país, em uma família próspera que dirige um negócio conhecido de macarons e chocolate.
Os dois se conheceram quando ela tinha 39 anos, em um liceu onde supervisionava o clube de teatro. Na época, era casada com o banqueiro André-Louis Auzière e mãe de três filhos.
Quando Macron se mudou para Paris em seu último ano do ensino médio, prometeu a Brigitte que se casaria com ela. Em 2006, a atual primeira-dama se separou do banqueiro e, no ano seguinte, casou-se com Macron.
Ela ficou conhecida por seu papel ativo durante a campanha presidencial em 2017, com ações culturais, sociais e educacionais. Com o marido eleito, houve uma proposta de oficializar o status de “primeira-dama”, o que a proporcionaria uma equipe própria, escritório e orçamento, no entanto, a medida foi rejeitada.
Depois, o líder de Estado francês assinou uma “Carta de transparência relativa ao estatuto do cônjuge do Chefe de Estado”, definindo pela primeira vez um papel oficial da primeira-dama na França.
Desde então, Brigitte assumiu várias funções públicas, como a representação da França em eventos e atuação nas áreas de pessoas com deficiência, educação, saúde, cultura, proteção da infância e igualdade entre homens e mulheres.
(**Com informações do Estadão)