Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Casula vermelha, pálio e mitra branca: entenda a simbologia do caixão do papa Francisco 6v3ei

Funeral do pontífice acontece neste sábado; ele será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma 4v2p6o

26 abr 2025 - 05h53
(atualizado às 06h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Rosário sobre o corpo do papa Francisco durante rito de declaração de sua morte na Capela de Santa Marta, no Vaticano
Rosário sobre o corpo do papa Francisco durante rito de declaração de sua morte na Capela de Santa Marta, no Vaticano
Foto: Vatican Media/Divulgação via Reuters - 21.04.2025

O caixão com o corpo do papa Francisco contêm diversos símbolos. Alguns dos principais são a casula vermelha, o pálio, a mitra branca sobre a cabeça, o anel de prata, o rosário e o próprio caixão, que ou por algumas modificações, a pedido do pontífice. 1a4w1t

A casula é uma veste eclesiástica, geralmente de seda, que os sacerdotes vestem para celebrar a missa. As cores variam conforme o rito. O vermelho, nesse caso, simboliza o amor e a compaixão e também o sangue derramado de Cristo. Esse tipo de paramento é usado em datas importantes da tradição católica, como o Domingo de Ramos, a Sexta-Feira Santa e a Festa de Pentecostes.

Sobre a casula, Francisco usa um pálio branco com cruzes bordadas em preto. Trata-se de uma faixa de tecido de cerca de dois metros de comprimento que papas e outros altos hierarcas usam sobre os ombros durante as missas pontifícias. É tradição que a peça usada pelo pontífice seja confeccionada pelas freiras beneditinas de Santa Cecília, em Roma.

Sobre o pálio repousa uma peça dourada que representa os chamados "Santos Cravos de Jesus Cristo". O item simboliza os pregos utilizados na crucificação e costuma ser incluído nos funerais papais.

Sobre a cabeça, Francisco usa uma mitra branca adornada com ribete dourado. Trata-se de uma espécie de chapéu, com uma borda decorativa, usado pelo papa e pelos bispos em ocasiões solenes e que representa a dignidade, a santidade e a autoridade papal.

Anteriormente, os papas usavam uma tiara, que era colocada durante o ritual de coroação do pontífice e em determinadas ocasiões especiais. O papa Paulo 6º foi o último a usá-la, em 1963.

No dedo anelar de sua mão direita, Francisco usa um anel de prata, que o papa utilizou desde sua época como bispo de Buenos Aires, na Argentina. Como manda a tradição, o anel foi dado ao papa quando ele se tornou a autoridade máxima da Igreja Católica e deve ser destruído para marcar o fim de sua trajetória. Os restos do anel são reutilizados para fazer o anel do próximo papa.

Entre as mãos, Francisco também carrega um rosário, como têm feito os papas em seus funerais desde Paulo 6º. O rosário de Francisco é discreto, com as contas de cor preta, uma corrente prateada e um pequeno crucifixo.

O caixão, em si, foi modificado a pedido de Francisco, que pediu um funeral simples. Ele é simples, feito de madeira e zinco. O papa pediu para permanecer com o caixão aberto durante seu funeral, o que também representa uma mudança em relação aos funerais papais anteriores.

O funeral de Francisco acontece neste sábado, 26, a partir das 10h (5h em Brasília). O caixão foi fechado após três dias de velório público, que levou cerca de 250 mil fiéis à Basílica de São Pedro para se despedirem do papa. Ele será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade