Filme Conclave não reflete o que estou vivendo em Roma', diz cardeal brasileiro 47g33
Arcebispo Dom Jaime Spengler é um dos sete cardeais brasileiros que vão votar no conclave para escolher um novo papa 343164
O filme Conclave (2024) despertou muito interesse de pessoas ao redor do mundo a respeito do processo de seleção de um novo papa após a morte do papa Francisco. 6v2i71
O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, é um dos sete cardeais brasileiros que vão votar no conclave que vai escolher, a partir do próximo dia 7 de maio, um novo Papa para a Igreja Católica. Para ele, no entanto, o filme não reflete o que está vivendo em Roma.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“É uma obra de ficção. É interessante que esse filme surgiu e está alcançando um interesse muito grande nesse momento que estamos vivendo. Mas o filme é uma ficção. Não reflete aquilo que, ao menos nesses dias, aqui em Roma, eu estou vivendo”, disse o cardeal em entrevista ao jornal O Globo.
O filme, elogiado pela crítica e vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado, é do diretor Edward Berger.O longa-metragem alcançou o topo do ranking de títulos mais assistidos do Prime Video no Brasil no último dia 22.
Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler disse que o clima em Roma é de "fraternidade" e "proximidade". “Alguns cardeais não chegaram, mas nos dias que estou aqui encontrei muita fraternidade, proximidade, interesse em saber quem somos, o que estamos fazendo. Algo bonito, viu? Uma cordialidade extraordinária”.
A experiência de participar do conclave é inédita para o catarinense nomeado cardeal pelo Papa Francisco há poucos meses, honraria que, conta, jamais imaginou receber. “Aos poucos vamos nos dando conta da responsabilidade do momento.”