Funeral do papa Francisco: Vaticano anuncia que cerimônia começa no sábado, às 5h 5p2d29
Na quarta, às 4h, corpo do pontífice será levado à Basílica de São Pedro 4c2l4
O Vaticano anunciou nesta terça-feira, 22, que o corpo do papa Francisco será levado à Basílica de São Pedro amanhã, 23, às 4h, horário de Brasília. Na sequência, fiéis poderão começar a prestar suas últimas homenagens ao pontífice. f4o4i
Já o funeral terá início no sábado, 26, às 5h, horário do Brasil. A cerimônia terá a presença de diversas autoridades de Estado, como o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.
Francisco morreu na segunda-feira, 21, aos 88 anos. Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e teve insuficiência cardíaca.
Nesta terça, o Vaticano também divulgou as imagens do rito de averiguação de morte de Francisco, que aconteceu às 20h de ontem, horário de Roma.
Missa 6d6f3e
No início do funeral, haverá uma missa, que será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. Outros cardeais, arcebispos, bispos e padres de todo o mundo também participarão.
A celebração marca o início do Novendiali, período de nove dias de luto com missas em homenagem ao papa Francisco.
Traslado do corpo 2x5n5f
Na quarta, o caixão com o corpo do papa será transportado da capela da Casa Santa Marta para a Basílica de São Pedro.
O cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano, presidirá o rito de transladação, que começará com um momento de oração.
Uma procissão ará pela Praça de Santa Marta e pela Praça dos Protomártires Romanos. Depois, pelo Arco dos Sinos, na Praça de São Pedro, e, então, entrará na Basílica do Vaticano pela porta central.
Segundo o Vaticano, no Altar da Confissão da Basílica, o camerlengo presidirá a Liturgia da Palavra, após a qual terão início as visitas ao corpo do Romano Pontífice.
Leia a íntegra dos comunicados
NOTIFICAÇÃO
TRANSFERÊNCIA DO CAIXÃO
DO ROMANO PONTÍFICE FRANCISCO
NA BASÍLICA DO VATICANO
Na quarta-feira, 23 de abril de 2025, às 9h, o caixão contendo o falecido Romano Pontífice Francisco será levado da Capela da Domus Sanctæ Marthæ para a Basílica Papal de São Pedro, conforme previsto no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis (nn. 41-65).
Após o momento de oração, presidido por Sua Eminência Reverendíssima o Cardeal Kevin Joseph Farrell, Camerlengo da Santa Igreja Romana, inicia-se a tradução.
A procissão ará pela Piazza Santa Marta e pela Piazza dei Protomartiri Romani; do Arco dos Sinos sairá para a Praça de São Pedro e entrará na Basílica do Vaticano pela porta central.
No Altar da Confissão, o Cardeal Camerlengo presidirá a Liturgia da Palavra, ao final da qual terão início as visitas ao corpo do Romano Pontífice.
* * *
Os Patriarcas e Cardeais, trajando suas vestes corais próprias, se reunirão na Capela da Domus Sanctæ Marthæ às 8h45.
Os Arcebispos e Bispos, os Cônegos do Capítulo Vaticano, os Penitenciários Menores Ordinários do Vaticano e, de acordo com o Motu Proprio «Pontificalis Domus», todos os membros do Coro Pontifício, trajando suas vestes corais próprias, se reunirão na Piazza Santa Marta às 8h30.
Cidade do Vaticano, 22 de abril de 2025
Por mandato do Colégio dos Cardeais
* * *
Aviso do Departamento de Celebrações Litúrgicas: Missa de Exéquias do Romano Pontífice Francisco, 22/04/2025
[B0273]
NOTIFICAÇÃO
MISSA DE FUNERAL
DO ROMANO PONTÍFICE
SCO
No sábado, 26 de abril de 2025, às 10h00, primeiro dia do Novendiali, será celebrada a Missa de Exéquias do Romano Pontífice Francisco em frente à Basílica de São Pedro, conforme previsto no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis (nn. 82-109).
A liturgia fúnebre será presidida por Sua Eminência Reverendíssima o Cardeal Giovanni Battista Re, Decano do Colégio Cardinalício.
Podem concelebrar:
- os Patriarcas e Cardeais, que estarão presentes, pelas 9h00, na Capela de São Sebastião da Basílica, trazendo consigo a mitra de damasco branco;
- os Arcebispos e Bispos, que estarão presentes, às 8h30, no Braccio di Costantino, trazendo consigo amito, alva, cíngulo e mitra branca simples;
- os Presbíteros, que estarão presentes, a partir das 8h30, diretamente no espaço reservado a eles na Praça de São Pedro, onde usarão o amito, a alva, o cinto e a estola vermelha que trouxeram consigo.
No final da Celebração Eucarística, ocorrerão a Ultima commendatio e a Valedictio. O caixão do Romano Pontífice será então levado para a Basílica de São Pedro e de lá para a Basílica de Santa Maria Maggiore para o sepultamento.
* * *
De acordo com o Motu Proprio «Pontificalis Domus», os membros da Pontifícia Capela que desejarem participar da Celebração litúrgica sem concelebrar, deverão estar munidos da Notificação que deverá ser solicitada através do endereço de e-mail: [email protected]. Todos devem usar seu próprio traje de coral e estar presentes em frente à Basílica de São Pedro até às 9h, para ocupar o lugar indicado pelos mestres de cerimônias papais.
Cidade do Vaticano, 22 de abril de 2025
Por mandato do Colégio dos Cardeais
✠ Diego Ravelli
Arcebispo titular de Recanati
Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias