Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Na África do Sul, pinguim 'tenta assumir comando de helicóptero' e causa acidente 6e1d26

Caso aconteceu após voo de inspeção aérea sobre Ilha dos Pássaros. Apesar do susto, ninguém ficou ferido 4u334w

10 abr 2025 - 20h01
(atualizado às 21h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Um helicóptero caiu em janeiro na África do Sul após uma caixa de papelão, contendo um pinguim, soltar-se e interferir nos controles. Ninguém ficou ferido, mas o incidente revelou falhas no cumprimento dos protocolos de segurança aérea.
Caixa com pinguim contribuiu para acidente aéreo
Caixa com pinguim contribuiu para acidente aéreo
Foto: Reprodução

A Autoridade de Aviação Civil da África do Sul publicou nesta semana um relatório curioso. Trata-se de um helicóptero que caiu em janeiro deste ano, durante um voo de retorno à cidade de Gqeberha, na província do Cabo Oriental, após uma caixa de papelão contendo um pinguim soltar-se e interferir nos comandos da aeronave. 25496p

A aeronave fez uma inspeção aérea sobre a Ilha dos Pássaros (Bird Island), com um piloto e três ageiros a bordo. De acordo com o piloto, o objetivo era transportar um especialista para avaliar a fauna local.

Com a missão cumprida, o especialista solicitou que um dos pinguins fosse levado ao continente para posterior análise. O pedido foi atendido e o animal embarcou em uma caixa de papelão, que foi segura no colo de um dos ageiros. 

Entretanto, a avaliação de risco realizada antes do voo de retorno não considerou o transporte do pinguim, o que viola o regulamento do Código de Aviação do país, uma vez que a norma exige que todos os objetos soltos ou cargas na cabine sejam devidamente presos e armazenados a fim de evitar acidentes. 

No retorno, cerca de 15 metros acima do solo, a caixa de papelão deslizou do colo do ageiro e atingiu a alavanca de controle cíclico do helicóptero, empurrando-a para a direita. O piloto perdeu o controle da aeronave, que tombou para o lado direito e colidiu com o solo, a cerca de 20 metros do ponto de decolagem. Ninguém ficou ferido, nem mesmo o pinguim, embora a aeronave tenha sofrido fortes danos.

O detalhamento técnico da Autoridade de Aviação Civil ressaltou que a contenção inadequada do animal representou risco à segurança do voo. O documento ainda reforçou a importância do cumprimento rigoroso dos protocolos de segurança e manuseio de cargas, especialmente em aeronaves de pequeno porte.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade