'Não tenho condições pela idade', diz cardeal brasileiro sobre ser eleito papa 4f3m6e
Aos 88 anos, arcebispo emérito de Aparecida (SP) embarcou para a Itália; ele é o mais velho cardeal brasileiro 20292q
Dom Raymundo Damasceno, cardeal brasileiro de 88 anos, descartou a possibilidade de ser eleito papa devido à idade, apesar de participar do conclave que escolherá o novo líder da Igreja Católica.
Um dos oito cardeais brasileiros, Dom Raymundo Damasceno, de 88 anos – mesma idade que tinha o papa Francisco –, embarcou para a Itália nesta quinta-feira, 24. Pela idade, ele não pode votar no conclave, já que a idade máxima é de 80 anos. No entanto, ele ainda pode receber votos de outros cardeais. 5l1g53
Dom Raymundo é o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Aparecida (SP), e pode ser um dos oito brasileiros a ser eleito papa no conclave. Antes da viagem, ele falou sobre a expectativa para a escolha do novo pontífice. Apesar de fiéis torcerem por sua eleição, ele considera a possibilidade pequena.
"Não tenho condições pela idade. Normalmente, o papa precisa estar disposto física e mentalmente, com boa saúde, pois é uma missão exigente. Não é fácil", falou em entrevista à TV Integração, afiliada à Rede Globo. Até a escolha do novo papa, Dom Raymundo participará do Colégio dos Cardeais no Vaticano, discutindo assuntos urgentes da Igreja.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo Dom Raymundo, o novo papa deve seguir os os de Francisco, que deixou um legado após 12 anos de liderança.
"Houve um período muito rico, com algumas inovações. Eu creio que ele deixa algumas marcas importantes na Igreja, como, por exemplo, essa capacidade de acolher as pessoas, acolher os mais vulneráveis da sociedade, acolher todos, sem distinção nenhuma", analisou. Em 2013, ele participou do conclave que elegeu Francisco.
Em 2022, Dom Raymundo foi representante do Vaticano na beatificação de Isabel Cristina, em Barbacena, Minas Gerais. Isabel foi assassinada aos 20 anos em 1982, em Juiz de Fora. Em 2020, o papa Francisco reconheceu seu martírio.
No Brasil, são oito cardeais, e sete têm direito ao voto, com exceção de Dom Raymundo. São eles:
- Sérgio da Rocha, Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador, 65 anos.
- Jaime Spengler, presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre, 64 anos.
- Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, 75 anos.
- Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, 74 anos.
- Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, 57 anos.
- João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília, 77 anos.
- Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, 74 anos.