Papa Leão XIV esteve no Brasil duas vezes e tinha viagem marcada para este ano 433062
O novo papa foi convidado pela CNBB e participaria da 62ª Assembleia Geral dos Bispos de 2025 l2f3u
Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), disse nesta quarta-feira, 8, que o novo líder da Igreja Católica, o papa Leão XIV, nome escolhido pelo cardeal norte-americano Robert Prevost, estava com agens compradas e viria ao Brasil na última semana. 2ovk
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O novo papa foi convidado pela CNBB e participaria da 62ª Assembleia Geral dos Bispos de 2025. O evento, com a presença de religiosos de todo o país, ocorreria entre os dias 30 de abril e 9 de maio, mas foi suspenso em razão da morte do papa Francisco.
"Quando o convidamos, ele [Robert Prevost] imediatamente aceitou", disse em entrevista coletiva na sede da conferência em Brasília. Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Robert Prevost é o primeiro papa americano da história.
Hoepers não informou se o novo papa poderá vir ao Brasil na edição do evento do próximo ano. A assembleia, que é anual, só ocorrerá após a Páscoa de 2026. A nova data escolhida é entre os dias 15 a 24 de abril do próximo ano.
Prevost esteve no Brasil duas vezes: em 2012 e 2013, em Guarulhos (SP) e Belo Horizonte (MG), como padre geral dos Agostinianos.
Curiosidade sobre o novo papa 5c2y3y
Nascido em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos, o novo papa tem 69 anos e possui origens sas.
De 1985 a 1999, atuou como missionário no Peru, na América do Sul — experiência que lhe rendeu o apelido de ianque latino-americano na comunidade eclesiástica.
Em 2001, retornou a Chicago, onde se tornou prior da Ordem de Santo Agostinho, na qual assumiu o voto de pobreza. Permaneceu na função até 2013. Depois disso, voltou ao Peru como bispo de Chiclayo.
Novo papa fala português
Desde sempre, Prevost demonstrou atenção especial aos marginalizados e migrantes, mas sem deixar a carreira de lado. Como bispo, dominava diversos idiomas: espanhol, português, italiano, francês e, naturalmente, o inglês.
Durante sua ascensão na hierarquia da Igreja Católica, formou-se também em Direito Canônico.
Desde 2023, quando foi chamado a Roma pelo próprio papa Francisco, os dois mantinham uma relação próxima. Segundo a imprensa especializada, trocavam correspondências e eram considerados bons amigos.
Ainda em 2023, Robert Francis Prevost assumiu o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos e a presidência da Pontifícia Comissão para a América Latina. Como prefeito, foi responsável por nomear centenas de prelados, contribuindo para a formação de uma nova geração de líderes religiosos alinhados à visão de Francisco, considerados mais abertos e progressistas.