Trump deixa Roma após visita 'express' para funeral do papa e reunião 'produtiva' com Zelensky 3btw
Presidente americano embarcou para retornar aos EUA ainda na manhã de sábado 3a4n
Donald Trump retornou aos EUA após participar do funeral do Papa Francisco em Roma e de uma reunião produtiva com Zelensky sobre o conflito na Ucrânia.
O presidente americano Donald Trump embarcou de volta aos Estados Unidos após participar do funeral do papa Francisco, em Roma, na Itália, e de se reunir com líderes mundiais. 1et6a
Trump havia desembarcado em Roma na sexta-feira, 25, na Itália. O avião do republicano pousou no aeroporto de Fiumicino, na capital italiana. Na manhã deste sábado, ele se despediu de Francisco diante do caixão do pontífice. Trump chegou a ser criticado pelo papa por suas políticas anti-imigração.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O presidente americano e o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, tiveram uma reunião "muito produtiva" ainda na manhã de sábado, de acordo com um porta-voz da Casa Branca. "O presidente Trump e o presidente Zelenskyy reuniram-se hoje em privado e tiveram uma discussão muito produtiva. Mais detalhes sobre a reunião virão", disse o diretor de comunicações da Casa Branca, Steven Cheung.
O gabinete de Zelenskiy também se pronunciou, por meio do porta-voz Andriy Yermak. De acordo com ele, a reunião ocorreu na Basílica de São Pedro, durante cerca de 15 minutos.
A reunião no Vaticano foi o primeiro encontro de Trump e Zelensky desde o encontro 'raivoso' no Salão Oval em Washington, em fevereiro. O momento atual é crítico nas negociações que para colocar fim aos combates entre a Ucrânia e a Rússia.
Neste sábado, o caixão do Papa chegou à Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, o local de descanso final do pontífice. O caixão foi retirado do Papamóvel e colocado em frente à igreja antes de ser carregado, cercado por integrantes do clero.