Veja a última imagem de Robert Prevost antes de virar o papa Leão XIV 3w1e3y
O americano foi anunciado como o novo pontífice na tarde desta quinta-feira, 8 2x4j5t
Robert Prevost foi eleito o novo papa na tarde desta quinta-feira, 8. Cerca de uma hora após a fumaça branca sair pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, o americano fez a primeira aparição oficial, já como o papa Leão XIV, por volta das 14h10, no horário de Brasília. 4w1t
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O novo líder da igreja católica foi eleito no segundo dia de confinamento dos cardeais. A última imagem de Robert Prevost antes de se tornar papa foi feita momentos antes do isolamento dos religiosos, quando o americano foi filmado fazendo um juramento antes do conclave.
Veja a imagem abaixo:
Prevost é o primeiro norte-americano eleito papa e escolheu o nome de Leão XIV. Durante o primeiro discurso como líder da Igreja Católica, o pontífice se emocionou, exaltou Francisco, de quem era próximo, e pediu por uma Igreja com diálogo.
"O mundo precisa da sua luz. A humanidade precisa dela como uma ponte para ser alcançada por Deus e por seu amor. Ajudem uns aos outros. Nos ajudem a construir pontes com diálogo, com encontro. Todos juntos, num único povo, sempre em paz. Obrigado, Papa Francisco", disse Leão XIV em um momento do discurso.
Quem é o novo papa? 28626r
Nascido em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos, o novo papa tem 69 anos e atuou de 1985 a 1999 como missionário no interior do Peru. Em 2001, retornou a Chicago, onde se tornou prior da Ordem de Santo Agostinho, na qual assumiu voto de pobreza. Permaneceu na função até 2013. Depois disso, voltou ao Peru como bispo de Chiclayo.
Prevost foi nomeado bispo da Diocese de Chiclayo, no Peru, pelo papa Francisco, em 2015. Em 2023, ele se tornou cardeal e assumiu o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos e a presidência da Pontifícia Comissão para a América Latina. Como prefeito, foi responsável por nomear centenas de prelados, contribuindo para a formação de uma nova geração de líderes religiosos alinhados à visão de Francisco, considerados mais abertos e progressistas.