Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Saiba o que foi dito em bate-boca entre Trump e Zelensky na Casa Branca 4ix4i

Presidente ucraniano protagonizou momentos de tensão junto com Donald Trump e o vice-presidente dos EUA, JD Vance 37434y

28 fev 2025 - 16h38
(atualizado às 17h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente ucraniano protagonizou momentos de tensão junto com Donald Trump e o vice-presidente dos EUA, JD Vance
Presidente ucraniano protagonizou momentos de tensão junto com Donald Trump e o vice-presidente dos EUA, JD Vance
Foto: Reprodução/Getty Images

O presidente e o vice-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e JD Vance, tiveram uma discussão acalorada com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, nesta sexta-feira, 28. A reunião, que aconteceu no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, D.C., era para tratar de um potencial acordo para a participação dos EUA na indústria mineral ucraniana.  2v3b13

Em certo momento da conversa, o tom mudou entre os três. A discussão começou após JD Vance ter expressado que o "o caminho para a paz e o caminho para a prosperidade talvez seja o engajamento na diplomacia" e direcionado críticas ao ex-presidente Joe Biden, afirmando que ele optou por um caminho de "bater no peito e fingir que as palavras do presidente dos Estados Unidos importavam mais do que as ações".

Zelensky disse não ter entendido o que o vice-presidente estava falando, descrevendo o relacionamento da Ucrânia com a Rússia e, em seguida, questionando se o político já tinha sequer visitado o país. Neste momento, Vance começou a repreender o presidente ucrâniano o chamando de “desrespeitoso”. 

Saiba o que foi dito 6ya4g

JD Vance: "Tentamos a rota de Joe Biden, de bater no peito e fingir que as palavras do presidente dos Estados Unidos importavam mais do que as ações do presidente dos Estados Unidos. O que torna a América um bom país é a América se engajar em diplomacia. É isso que o presidente Trump está fazendo."

Volodymyr Zelensky: "De que tipo de diplomacia, JD, você está falando? O que quer dizer?". Em seguida, o presidente ucraniano cita o histórico da relação entre a Rússia e a Ucrânia, desde que a Rússia anexou a Crimeia em 2014. 

Vance: "Sr. presidente, com todo o respeito. Acho desrespeitoso da sua parte vir ao Salão Oval e tentar litigar isso na frente da mídia americana agora. Você deveria agradecer ao presidente por tentar trazê-lo para esta conferência".

Enquanto a discussão acontece, Trump permanece em silêncio.

Zelensky: "Você já esteve na Ucrânia? Você viu os problemas que temos? Venha uma vez”. 

Vance: "Na verdade, eu assisti e vi as histórias e sei o que acontece. Você atrai as pessoas. Você os traz em uma turnê de propaganda, Sr. presidente. Você discorda que teve problemas em trazer pessoas para suas forças armadas. Você acha que é respeitável vir ao Salão Oval dos Estados Unidos e atacar a istração e que isso é tentar impedir a destruição do seu país?". 

Zelensky: "Todo mundo tem problemas, até você. Mas você tem um lindo oceano e não o sente agora. Mas você o sentirá no futuro". 

Neste momento, Trump interfere e começa a se referir à guerra.

Donald Trump: "Você não sabe disso. Não nos diga o que vamos sentir. Estamos tentando resolver um problema".

Trump: “Você está apostando com a vida de milhões de pessoas. Você está jogando com a Terceira Guerra Mundial. Você está jogando com a Terceira Guerra Mundial e o que você está fazendo é muito desrespeitoso com este país, o país que te apoiou muito mais do que muita gente diz que deveria”. 

Vance: “Você já disse obrigado alguma vez nesta reunião">Segundo informações da emissora norte-americana NBC News, a coletiva de imprensa que aconteceria no período da tarde desta sexta-feira, 28, foi cancelada, e o presidente ucraniano deixou a Casa Branca mais cedo do que previsto. No entanto, não há informações se foi por uma escolha dele ou se foi a pedido de Trump. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade