Vídeo mostra reação de embaixadora ucraniana nos EUA durante bate-boca entre Trump e Zelensky 471j3j
Semblante de Oksana Markarova chamou a atenção no desentendimento entre os presidentes no Salão Oval da Casa Branca 5q3s4a
A reação da embaixadora ucraniana em Washington, Oksana Markarova, chamou a atenção durante o bate-boca entre os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na sexta-feira, 28, no Salão Oval da Casa Branca. 1s4x10
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Durante o desentendimento, a embaixadora levou as mãos ao rosto em tom de "desespero" pela situação. A reação de Oksana foi divulgada pelo jornal ucraniano KyviPost nas redes sociais.
Ukraine's ambassador to the US Oksana Markarova's reaction to the clash between Trump and Zelensky. pic.twitter.com/jva0QWJnHB
— KyivPost (@KyivPost) February 28, 2025
Como foi o bate-boca 3b4z4o
Zelensky e Trump se encontraram no Salão Oval da Casa Branca para tratar de um potencial acordo entre os dois países para a participação dos EUA na indústria mineral ucraniana. No entanto, durante uma reunião com a presença da imprensa, começaram a discutir.
O desentendimento começou após o vice JD Vance ter expressado que o "o caminho para a paz e o caminho para a prosperidade talvez seja o engajamento na diplomacia", e direcionou críticas ao ex-presidente Joe Biden, afirmando que ele optou por um caminho de "bater no peito e fingir que" as palavras dos Estados Unidos importam mais do que as ações dos Estados Unidos.
Zelensky disse não ter entendido do que o vice-presidente estava falando, descrevendo o relacionamento da Ucrânia com a Rússia e em seguida questionou se o político já tinha sequer visitado o país. Neste momento, Vance começou a repreender o presidente ucrâniano o chamando de "desrespeitoso".
Trump interviu e acusou Zelensky de flertar com a "Terceira Guerra Mundial". "Você está apostando com a vida de milhões de pessoas. Você está jogando com a Terceira Guerra Mundial. Você está jogando com a Terceira Guerra Mundial, e o que você está fazendo é muito desrespeitoso com este país, o país que te apoiou muito mais do que muita gente diz que deveria", afirmou.
Reações após bate-boca 2n5k2k
Após a discussão, Trump fez uma publicação na Truth Social afirmando que a situação foi um desrespeito e determinou que Zelensky não estava "pronto para a paz".
"É incrível o que emerge através da emoção, e eu determinei que o Presidente Zelensky não está pronto para a paz se a América estiver envolvida, porque ele sente que nossa participação lhe dá uma grande vantagem nas negociações. Eu não quero vantagem, eu quero paz. Ele desrespeitou os Estados Unidos da América em seu precioso Salão Oval. Ele pode voltar quando estiver pronto para a paz", escreveu.
Após o desentendimento, Zelensky disse que não pedirá desculpas a Trump. O comentário foi feito em uma entrevista à Fox News. Zelensky falou que respeita o presidente dos Estados Unidos e o povo norte-americano, mas não acha que tenha feito algo errado.
Zelensky agradeceu aos EUA afirmando que o país ajudou a Ucrânia a sobreviver a guerra, mas que, diante de um assunto tão delicado, precisava ser "honesto". Ele falou que entende que Trump deseja acabar com o conflito e ressaltou que ninguém quer mais acabar do que a Ucrânia. Ainda durante a entrevista, ele lamentou a situação e cobrou garantias sobre um acordo. "Não foi bom para os dois lados, de qualquer forma".
A coletiva de imprensa que aconteceria no período da tarde de sexta-feira, 28, foi cancelada e o presidente ucraniano deixou a Casa Branca mais cedo do que previsto. No entanto, não há informações se foi por uma escolha dele ou se foi a pedido de Trump.
Segundo informações do The Washington Post e a da agência de notícias Reuters, o governo Trump está avaliando a suspensão do envio de ajuda militar à Ucrânia. Além disso, o presidente norte-americano não teria mais interesse em negociar o acordo sobre os minérios ucranianos.