Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Primeira neve do ano pode ocorrer nesta quarta-feira p2d49

O cenário climático reúne os dois principais ingredientes para a formação de neve: ar muito frio e alta umidade 6e2664

28 mai 2025 - 08h51
(atualizado às 09h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma frente fria de grande intensidade, acompanhada de um ciclone extratropical e uma forte massa de ar polar, avança sobre o Brasil e deve provocar fenômenos típicos do inverno nas próximas horas. De acordo com a Climatempo, há alta probabilidade de neve nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina entre a noite desta quarta-feira (28) e a madrugada de quinta (29) — podendo ser a primeira ocorrência do ano. a5y37

Foto: Miriam Cardoso de Souza / Agência Senado / Porto Alegre 24 horas

O cenário climático reúne os dois principais ingredientes para a formação de neve: ar muito frio e alta umidade. O ciclone extratropical, ao interagir com a frente fria, vai trazer umidade do mar para o interior da região Sul, especialmente para áreas elevadas das serras gaúcha e catarinense. Ao mesmo tempo, uma potente onda de frio empurra o ar gelado para camadas mais altas da atmosfera, criando as condições ideais para cristalização da umidade em forma de neve.

As cidades com maior chance de registrar o fenômeno são Bom Jesus e São José dos Ausentes, no RS, e São Joaquim, Urupema e Urubici, em SC. No entanto, os meteorologistas não descartam neve em áreas menos elevadas, como Gramado, Canela e Caxias do Sul.

Na quinta-feira (29), com o afastamento do ciclone e da baixa pressão atmosférica, a umidade começa a diminuir, reduzindo também as chances de precipitação invernal. Já na sexta-feira (30), a previsão é de tempo seco e gelado, com geada abrangente nos três estados do Sul.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade