Como adquirir vitamina D sem a necessidade de suplementos? 3j286o
Entenda a importância do componente, além de dicas de especialistas para garantir os níveis adequados da substância no corpo 2q2r5i
Fundamental para o funcionamento do corpo humano, a vitamina D é uma forte aliada na saúde. Afinal, ela auxilia no fortalecimento dos ossos, regulação do sistema imunológico e até na prevenção de doenças autoimunes. Mesmo assim, a deficiência da substância é mais comum do que se imagina: de acordo com pesquisas recentes, cerca de 15% dos adultos saudáveis no Brasil apresentam níveis insuficientes de vitamina. 34u4v
Como melhorar os níveis no corpo? v2657
A boa notícia é que existem formas naturais de melhorar os níveis de vitamina D. Primeiramente, os especialistas ressaltam que ela existe em cinco formas - D1, D2, D3, D4 e D5, sendo a D3 a mais importante para o corpo humano. Ademais, entre 80% e 90% da produção de vitamina D3 ocorre por meio da exposição à luz solar, especialmente os raios ultravioleta do tipo B (UVB).
Em entrevista à CNN, o endocrinologista Antônio Carlos do Nascimento ressaltou que essa exposição deve ocorrer entre 5 e 30 minutos por dia, de preferência, no início da manhã ou final da tarde. O tempo pode variar de acordo com cada pessoa, e por isso, é fundamental a consulta com um especialista.
"Pessoas de pele mais escura estão mais propensas ao déficit de vitamina D, pois a melanina absorve os raios ultravioleta antes que possam converter o 7-dehidrocolesterol em colecalciferol (vitamina D3). Os idosos também possuem menor capacidade de produção e absorção de vitamina D. Também há doenças que podem interferir na absorção ou no metabolismo desta vitamina", explicou.
Alimentos ricos em vitamina D 6j1e2w
Embora em menor quantidade, também é possível obter a vitamina D por meio da alimentação. Entre os alimentos que contêm a substância, se destacam: peixes gordurosos (como salmão, atum e sardinha), gema de ovo, fígado e cogumelos.
O uso de suplementação deve ser feito apenas com indicação e acompanhamento profissional. Isso porque o excesso da vitamina também pode causar prejuízos, como intoxicação e sintomas como náuseas, fraqueza, confusão mental e comprometimento dos rins.
A recomendação dos médicos é clara: exposição solar moderada, alimentação equilibrada. E, se necessário, suplementação sob orientação médica são as melhores formas de garantir os níveis ideais de vitamina D.