Hospital universitário atinge mil cirurgias robóticas pelo SUS no RJ 1s132i
Programa acontece no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e utiliza sistema considerado o mais moderno do mercado 2ba6z
Hospital da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) foi a primeira instituição carioca a ter a tecnologia e uma das primeiras do país, via Sistema Único de Saúde (SUS). Robôs possibilitam procedimentos menos invasivos e recuperação mais rápida.
O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), realizou sua milésima cirurgia com robô. O Programa de Cirurgia Robótica, um dos pioneiros do Sistema Único de Saúde (SUS), foi inaugurado em fevereiro de 2019 – em média, são 14 cirurgias por mês. 6y6h26
A milésima cirurgia foi com uma paciente de 42 anos, submetida à remoção de focos de endometriose profunda, além da retirada do útero e das trompas. O Hospital fica em Vila Isabel e atende pacientes encaminhados de outras unidades de saúde. Está próximo às comunidades da Mangueira e Morro dos Macacos.
O equipamento utilizado é o Sistema de Cirurgia Robótica Da Vinci, adequado para cirurgias minimamente invasivas e considerado o mais moderno do mercado. A tecnologia é indicada para casos de cirurgias complexas e extensas.
“Em relação à cirurgia convencional, a robótica propicia uma recuperação mais rápida, melhor estética, menos dor e infecções”, explica o professor de ginecologia Marco Aurélio Pinho, coordenador do Ambulatório de Endometriose do Hupe.
Uso do robô gera conhecimento científico 5n6o4p
O uso de robôs tem ainda mais vantagens: reduz o tempo de cirurgia e sangramentos; o cirurgião tem melhor visão e realiza movimentos mais precisos; propicia aumento do fluxo de leitos para o hospital, pois o período de internação pós-cirúrgico é bem mais curto.
O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) consegue realizar até duas cirurgias robóticas por dia, levando em conta a preparação do paciente e a reesterilização do material.
Segundo o diretor geral do hospital, o professor de Urologia Rui de Teófilo, trata-se de um tratamento de ponta aos pacientes do SUS, de forma mais humanizada e moderna, além de possibilitar a produção de conhecimentos científicos.
O Programa é composto pelas equipes de cirurgia geral, cabeça e pescoço, proctologia, ginecologia, urologia e cirurgia torácica.