Joe Biden: entenda gravidade do câncer de próstata e saiba tratamento do ex-presidente
Político americano foi diagnosticado com a doença em escala 9 de Gleason, com metástase óssea
Joe Biden, de 82 anos, foi diagnosticado com câncer de próstata em estágio avançado, com escore de Gleason 9 e metástase óssea; ele deve iniciar tratamento hormonal para controlar a progressão da doença.
Aos 82 anos, o ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi diagnosticado com câncer de próstata em estágio "mais agressivo". A informação foi revelada pelo gabinete pessoal do democrata neste domingo, 18, e repercutiu entre aliados e opositores políticos.
Longe da vida pública desde que encerrou seu mandato, em janeiro deste ano, Biden deve enfrentar um tratamento com hormônios para tentar desacelerar o avanço da doença.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O comunicado pegou os norte-americanos de surpresa, apesar do estado de saúde do ex-presidente ter sido especulado durante as eleições presidenciais de 2024. Na disputa com Donald Trump na corrida pela Casa Branca, Biden chegou a ser criticado por supostas confusões mentais e lapsos de memória.
Mesmo com a preocupação em torno da saúde do democrata, a descoberta do tumor ocorreu já em estágio avançado da doença.
"Na semana ada, o ex-presidente Joe Biden foi examinado devido a um novo achado de um nódulo na próstata após apresentar sintomas urinários crescentes. Na sexta-feira, ele foi diagnosticado com câncer de próstata, caracterizado por um escore de Gleason 9 (Grupo Grau 5) com metástase óssea", informa o comunicado.
O que significa escala Gleason 9?
Citada na nota enviada pelo gabinete do ex-presidente dos Estados Unidos, a escala Gleason é usada para medir a gravidade do câncer de próstata. O nível varia entre 6 (menos agressivo) a 10 (mais agressivo).
Para definir a gravidade, o paciente deve realizar a biópsia do tecido a ser examinado. É só através da avaliação histológica -- observação das células em microscópio ---, que o número é estimado pelos médicos.
A avaliação foi criada pelo médico americano Dr. Donald Gleason na década de 1960 e é usada até hoje. Isso porque é importante saber o grau de agressividade da doença para prever o comportamento do tumor e indicar tratamentos mais eficazes para cada paciente.
No caso de Joe Biden, o câncer de próstata foi descoberto já em escala 9, uma das mais agressivas. Neste grau, é esperado que o tumor evolua de maneira mais rápida e grave, com maior chance de metástase -- quando a doença se espalha para outras partes do corpo.
Foi o que aconteceu com o democrata. Ao revelar a doença, seu gabinete pessoal informou que o ex-presidente também descobriu uma metástase óssea.
O que é metástase óssea?
Quando um câncer está em fase mais avançada ou agressiva, as células cancerígenas podem se desprender do local inicial -- a próstata, no caso de Biden -- e seguirem para outras partes do corpo.
Em diagnósticos mais agressivos de câncer de próstata e mama, a metástase óssea é comum. Através da corrente sanguínea, as células se deslocam e se fixam em algum osso do paciente.
As consequências são preocupantes. Uma vez confirmada, a metástase óssea pode causar dores, dificuldades de locomoção e até a possibilidade de fraturas.
Como será o tratamento de Biden?
No texto publicado pelo gabinete do ex-presidente, a equipe fala brevemente no possível tratamento a ser enfrentado pelo democrata, mas ressalta que o encaminhamento ainda não foi definido.
"Embora isso [escore 9 na escala Gleason com metástase] represente uma forma mais agressiva da doença, o câncer parece ser sensível a hormônios, o que permite um tratamento eficaz. O presidente e sua família estão analisando as opções de tratamento com seus médicos”, destaca.
Em entrevista à Associated Press, o Dr. Matthew Smith, do Massachusetts General Brigham Cancer Center, explicou que o câncer descoberto por Biden é 'muito tratável, mas não curável'.
A idade avançada do político aponta para a escolha de um tratamento mais conservador, sem a necessidade de cirurgia ou radioterapia. Aos 82 anos, o democrata pode ser submetido a uma terapia hormonal, também conhecida como hormonioterapia.
Através de medicamentos, os níveis de hormônios masculinos, em especial a testosterona, são reduzidos no corpo. O processo não gera a cura completa da doença, mas pode desacelerar o crescimento de células cancerígenas na próstata.
Joe Biden se pronunciou pela primeira vez
Nesta segunda-feira, 19, Joe Biden apareceu sorridente em uma publicação nas redes sociais. Ao lado da esposa, Jill Biden, o ex-presidente americano escreveu um recado emocionado.
"O câncer toca-nos a todos. Como muitos de vocês, Jill e eu aprendemos que somos mais fortes nos lugares quebrados. Obrigado por nos levantar com amor e apoio", disse na legenda.