Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Queda de cabelo pode ter relação com a falta de ferro; entenda 3q5s1i

27 mai 2025 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Sua queda de cabelo pode ter relação com a deficiência de ferro
Sua queda de cabelo pode ter relação com a deficiência de ferro
Foto: Freepik

Seu cabelo está caindo ao escovar e até no banho? Você pode estar com deficiência de ferro.  3e1f4b

A queda de cabelo chamada Eflúvio Telógeno pode ter relação com a falta de ferro, conhecida como anemia ferropriva. 

"Diante de um quadro de queda de cabelo é necessário a realização de exames de sangue e também uma anamnese detalhada. Isso porque existem várias causas associadas a esta patologia, como a deficiência de ferro, alterações na tireoide, cirurgias, infecções, uso de algumas medicações, dentre outros", explica Viviane Scarpa, dermatologista pela SBD. 

Dra. Marcella Birtche, dermatologista especialista em laser capilar, explica que a ferritina — que é a forma como o ferro é armazenado no nosso corpo — é praticamente um combustível para o cabelo. "Quando ela está baixa, é como se os fios perdessem a força. A queda começa a aumentar, o cabelo afina e parece que nenhum tratamento dá certo. É impossível ter fios saudáveis com a ferritina lá embaixo. Nosso cabelo simplesmente AMA ferritina!", orienta.

Quando já diagnosticado pelo médico que se trata de uma queda de cabelo devido à deficiência de ferro é importante descobrir porque este paciente tem uma deficiência de ferro e para esta investigação são necessários mais exames complementares e uma anamnese bem feita. 

"A deficiência de ferro pode esta ligada, por exemplo, ao excesso de fluxo menstrual, dietas com baixa ingestão de ferro, perdas de sangue pelo trato gastrointestinal, má absorção e aumento da necessidade de ferro, como na gravidez. Essas são as causas mais comumente associadas", explica a Dra. Viviane.

Além da queda de cabelo, a falta de ferro pode causar cansaço, desânimo, unhas fracas, pele mais pálida e até tontura. "Muita gente se acostuma com esses sintomas e acha que é normal viver assim — mas não é. O organismo precisa de ferro para funcionar bem, e isso se reflete diretamente no cabelo também", alerta a Dra. Marcella.

Como tratar? 354m40

É importante investigar por que esse ferro está baixo: pode ser alimentação, menstruação intensa, problemas intestinais, entre outros. "Depois disso, tratamos de dentro pra fora — com alimentação adequada e, se necessário, suplementação", diz Marcella.

E para quem já está sofrendo com a queda, existe atualmente, além de tônicos, tratamentos com laser que prometem melhorar a circulação do couro cabeludo e potencializar os resultados. 

Simples Conteudo Simples Conteúdo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade