Alemanha também tem sua própria Veneza (com gôndola e tudo) 3a4369
O destino fica a cerca de 100 km de Berlim [...] 3v113h
Nem parece que Berlim fica a apenas 100 quilômetros dali. 1n67n
Na região de Spreewald fica Lehde, um vilarejo pesqueiro com 1.300 km de canais interligados, daí o título de "Pequena Veneza", cuja inspiração italiana fica a mais de 11 mil km dali.
Nessa área preservada de 48 mil hectares, os rios são ruas e os barcos de madeira, conhecidos como punts, são o único meio de transporte.
O título foi levado tão a sério que algumas dessas embarcações são autênticas gôndolas venezianas, com as quais é possível explorar a região em tours guiados, em meio à densa floresta dessa Reserva da Biosfera pela Unesco.
Lehde: a Veneza alemã n6w2i
Para explorar os labirintos aquáticos de Lehde, um distrito de Lübbenau, o melhor é embarcar em tours de até três horas que am por construções históricas, como o Open Air Museum Lehde, museu a céu aberto, dedicado aos mais de 700 anos do povoamento da região pelos sorábios.
O destino pode ser explorado também com caiaques ou canoas canadenses, em uma área de mais 500 km de canais navegáveis, em roteiros que vão de 10 km a 23 km de extensão.
Spreewald é conhecida como a "terra das conservas", cujos pepinos locais foram até tema do filme "Adeus Lênin", em que o protagonista Alexander sai em um busca dos famosos pepinos de Spreewald, a paixão da mãe socialista que acabara de voltar de um coma.
Atualmente, são estimados entre 30 mil e 60 mil sorábios na região alemã da Lusácia, entre os estados da Saxônia e Brandemburgo, onde fica Lehde, que hoje conta com cerca de 130 habitantes.