Vaselina pode ser usada como lubrificante íntimo? Conheça os riscos que a prática oferece 28q5s
Por não terem ado por protocolos de higiene e segurança, receitas caseiras podem trazer problemas à região íntima 5m1g59
Muito além de um ório sexual utilizado para apimentar a relação, o lubrificante íntimo é um produto indispensável para prevenir o surgimento de fissuras e traumas durante o sexo — especialmente com penetração anal. Uma vez que a região não possui uma lubrificação natural, o produto facilita a ato e diminui o risco de machucados. 6e3n29
"O ânus não tem a mesma elasticidade que o canal vaginal. O lubrificante ajuda a ter um deslize maior, facilitando a penetração e diminuindo consequentemente a dor das primeiras penetrações, que é justamente o maior medo de quem quer experimentar a prática", explica Stephanie Seitz, sexóloga e CEO da INTT Cosméticos.
A especialista ainda acrescenta que, caso o lubrificante não seja utilizado durante a relação, a pessoa fica mais suscetível a contrair infecções sexualmente transmissíveis (IST). Ressaltando que o lubrificante não dispensa o uso de preservativo.
Nesse contexto, é natural que os casais busquem substitutos do lubrificante quando o produto não está em mãos — como a vaselina, por exemplo. Todavia, a prática não é segura e pode desencadear problemas à região íntima.
Saiba mais: Por que é essencial usar lubrificante no sexo anal">Por que sentimos prazer anal? Especialista explica