Não gosta de multidão? Periferia de Salvador é uma opção para o carnaval; veja blocos
Carnaval nos bairros populares de Salvador é uma alternativa para quem quer fugir da agitação do centro
O carnaval de Salvador começa dia 27, mas a fólia não se concentra apenas nos circuitos tradicionais, os moradores dos bairros Nordeste de Amaralina, Cajazeiras, Pirajá, Periperi e Boca do Rio terão programações próprias e recheadas de muita purpurita e música boa.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Para muitos soteropolitanos, já é um fato Cajazeiras -o maior bairro da América Latina- é uma cidade. Carinhosamente apelidada de Cajacity, a localidade já entrou em clima de carnaval desde o dia 9 deste mês. A primeira atração confirmada no circuito Assis Valente (Arena Pronaica) foi o cantor Thiago Aquino, que, com hits como “Debaixo de Sol ou de Chuva”, se apresentará no dia 1º de março. A tradicional banda de pagode baiano, Pagodart, também tem apresentação confirmada.
Além das apresentações, o circuito também tem gerado empregos para a comunidade local, oferecendo a oportunidade de conquistar uma renda sem precisar sair do bairro. Segundo o SineBahia, foram abertas 200 vagas para cordeiros e 50 vagas para vigilantes. A programação completa do bairro ainda não foi divulgada.
Em outro canto da cidade, no circuito Mestre Bimba, no Nordeste de Amaralina, o carnaval, que neste ano completa 14 anos, promete agitar com o cantor O Kanalha no tapete rosa do bloco “Os Toalhas”, no dia 28.
Já no bloco As Direitinhas a banda “Samba Trator o Avassalador” toma conta do circuito trazendo o samba junino para o carnaval. Neste ano, o bloco traz como tema “Não ao Racismo”.
Ainda na região da orla da capital baiana, o bairro Boca do Rio também terá sua própria festa de carnaval. Este é o primeiro ano oficial da folia na região, e os moradores poderão se divertir ao som de Jammil e Uma Noites. A programação completa ainda não foi divulgada.
No tradicional bairro da Liberdade/Curuzu, no centro da cidade, conhecido por sediar o bloco afro Ilê Aiyê, também haverá folia. Embora a programação ainda não esteja totalmente definida, os moradores já podem se preparar para curtir a banda de axé e os sucessos populares da "Pra Casar".
Encerrando os festejos de carnaval nos circuitos alternativos da cidade, no subúrbio ferroviário, as comunidades de Periperi, Plataforma e Paripe terão atrações de 28 de fevereiro a 4 de março, com apresentações de Cangaia de Jegue e Pra Casar.